Xadrez, uma de minhas partidas no campeonato universitário cearense de 1980.

No presente texto apresentamos uma de minhas partidas ainda no tempo de Universidade. Esta partida foi realizada no clube do Banco do Nordeste do Brasil da cidade de Fortaleza-CE. Numa sexta-feira à noite, era a última rodada do campeonato, quando me sentei à mesa já sabia que tinha remotas possibilidades de ser campeão, visto que eu estava dependendo de uma combinação quase improvável, que envolvia cinco encontros e seus cinco resultados. Um dos quais seria a minha vitória nesta última rodada, este poderia ser o mais provável para mim, pois este era o único resultado que eu tinha ação. Não me lembro de terem tirado a minha foto, ou ser cogitado como possível candidato ao título.


     Figura-1 - Composição de uma foto atual com locais citados

E deixando os favoritos de lado, naquela noite, parti para a luta contra o meu oponente o amigo Henrique. Veja no diagrama-1: o erro das pretas no décimo oitavo lance levou toda atenção das pretas para a coluna "b". No vigésimo lance as pretas ficaram preocupadas com o garfo de peão em b4 e ficaram agindo no flanco da dama e esqueceram-se da defesa do rei. E no vigésimo terceiro lance as pretas cometem um equivoco que foi fatal.



Diagrama-1 Jogo realizado em 1980 por Paulo Sérgio vs Henrique Tupy


O improvável aconteceu e acabei sendo campeão diante de tantos feras, isso tudo foi resultado de uma hora por dia de treino. No ano anterior, tirei uma hora reservada todos os dias para o manuseio de livros diante do tabuleiro de xadrez. Se alguma coisa me impedia de treinar naquele dia, pode ter certeza que no outro dia o tempo era dobrado. E assim, devido a esta disciplina e dedicação o resultado veio: campeão universitário cearense.


Referência

- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

Autor: Paulo Sérgio e Silva.
\PSS

Comentários

  1. Parabéns mano. Excelente exemplo de disciplina e de dedicação ao xadrez . Daí se consagrou campeão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987