Xadrez – Porque as brancas começam jogando?

Uma pergunta que ouvimos com frequência: – quem começa o branco ou o preto? Esta é uma pergunta que geralmente a gente escuta com frequência dos iniciantes no jogo de xadrez. Esta questão vem de longe, desde que o jogo foi criado. Também, neste artigo editamos uma partida jogada pelo GM Liren Ding (CHI) de Brancas contra o atual Campeão Mundial GM Magnus Carlsen (NOR), realizada em 01/07/2020. Como estamos falando em preto e branco, deixamos na foto de apresentação postada o escudo do time do Ceará, só por ilustração.



Nos primórdios do xadrez, existiu um tempo que os dados faziam parte do jogo, e a vez de mover as peças disputada, assim o ganhador nos dados dava o início ao jogo independente das cores. Os dados desapareceram do jogo, e os movimentos passaram a ser intercalados pelos participantes da disputa, uma vez era um e em seguida o outro, como é hoje. Entretanto, o primeiro movimento era acordado pelos contendores, isso era antes do século X. Na verdade a designação de quem deveria fazer o movimento inicial não fazia parte das regras do jogo. Encontrei no site chess.com “the oldest chess game recorded - Chess Forums” a citação sobre a partida mais antiga registrada, que é de origem árabe e foi realizada no século X, também observamos que nesta partida as brancas começam jogando. Séculos depois, o jogo já na forma contemporânea, em algumas comunidades de jogadores tinham suas próprias convenções, quanto ao time que iria iniciar o jogo. Na verdade a designação de quem deveria fazer o movimento inicial não fazia parte das regras do jogo. Entretanto, na Espanha, encontram-se registros de um dos maiores jogadores da história o Bispo espanhol Ruy Lopez (1530–1580), que no período de 1570 a 1575 brilhou no mundo enxadrístico, por convenção considerado o melhor jogador mundial na época, pois ainda não havia o título de campeão do mundo oficialmente, apresentou ao mundo seu sistema de jogo que recebeu seu nome, e nesta linha de jogo as brancas começam. Com segundo o próprio Ruy Lopez o seu sistema preferido foi aprendido de anotações, que chegaram ao seu conhecimento ainda em sua juventude. Certa vez ele informou que foi influenciado pelo trabalho do mestre português Pedro Damiano (1480–1544), que escreveu um livro em 1512. Então, concluímos que a convenção da adoção do primeiro lance por parte das brancas nesta época já estava consolidada dentre os aficionados do jogo de xadrez.

Com a organização do campeonato mundial em meados do século XIX, 1851, veio à necessidade de oficializar e registrar como regra, qual o time que começaria jogando. Segundo o site “dicasxadrez”, em 1857, o secretário do Clube de Xadrez de Nova York Sr Penin afirmou que a ordem de início do jogo de xadrez seria com as peças brancas, visto que alguns grandes jogadores estavam adotando a mudança da convenção do primeiro lance definindo o início para o time preto. Concordando com o Clube de Nova York, em 1889, Wilhem Steinitz, e depois em 1957, Emanuel Lasker, que foram campeões do mundo em seus momentos, afirmaram que o primeiro lance é do condutor do time branco.

Segue abaixo a partida ilustrativa entre o GM Liren Ding (CHI) de Brancas contra o atual Campeão Mundial GM Magnus Carlsen (NOR), realizada em 01/07/2020.

Desta forma, concluímos que não existiu, ou não existe, uma conotação racista nesta regra, visto que esta decisão esta fundamentada numa escolha, uma simples convenção. Também, esclarecemos que as cores dos times em preto e branco, deve-se a diferenciação dos times, por questão de visibilidade. Para finalizar não encontramos registros de partidas em que haja uma declaração de que o time preto tenha começado o jogo.

Observação

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

 

- A análise é uma tradução feita por mimcom base na apresentação do jogo no site "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso o leitor queira jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito eficiente e muito divertido.

 

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P.

 

Referência

Site base do diagrama: chess.com.

Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987