Xadrez – Mundial de Rápidas 2025

Terminou há pouco o Campeonato Mundial de Rápidas, e o Campeão foi o Grande Mestre (GM) norueguês Magnus Carlsen (ex-campeão do mundo), que depois de momentos conturbados ao longo da competição voltou a brilhar. Este campeonato de rápidas foi realizado no período de 26 a 28 de dezembro de 2025, na cidade de Doha, Qatar, organizado pela FIDE (International Chess Federation). O tempo de reflexão para cada jogador no “Rapid” foi de 15 minutos (+10 segundos); isto é, findo o tempo de 15 minutos a cada lance o jogador ganha mais 10 segundos. Observamos que a idade média dos jogadores foi de 26 anos. Dado muito interessante, pois a cada ano os jogadores precoces têm se destacado no cenário mundial, acredito que impulsionados pela força da Internet no mundo.


Observamos que foram listados 247 participantes, e que entre os 150 primeiros melhores ranqueados havia apenas 7 Mestres Internacionais (MI) e os 143 restantes eram Grandes Mestres (GM), isso mostra a força deste campeonato.

Um dos destaques foi a presença do ex-campeão mundial o GM Magnus Carlsen, que disputou o título diante do seu rival de processos e denúncias, o norte-americano GM Hans Niemann, além dos outros concorrentes havia este inimigo a espreita. O americano chegou a liderar a competição depois de um tropeço do norueguês na sétima rodada. Contudo, na antepenúltima rodada, eles se enfrentaram e o GM Magnus venceu o rival num jogo bem disputado. Na última rodada, Magnus empatou sua partida contra o GM holandês Anish Giri, assim o Campeão totalizou 10,5 pontos. Do segundo ao quarto lugar os jogadores ficaram igualados com 9,5 pontos, e após os critérios de desempate a classificação ficou assim: em 2o lugar o GM Vladislav Artemiev, em 3o lugar o GM Arjun Erigaisi, e em 4o lugar, ele o GM Hans Niemann.

Outro destaque foi a presença do prodígio turco GM Yagiz Kaan Erdogmus (Bursa, 03/11/2011) de 14 anos de idade. Chegou ao título de Mestre Internacional aos 12 anos. Neste campeonato Erdogmus terminou em 15o lugar com 8,5 pontos.

Falando em prodígio. Lembrei do meu tempo de menino, alguns apadrinhados na Escola Estadual, saiam da 2a para 4a série, ou, da 3a para 5a série, apenas por indicação de alguma autoridade. E as pessoas ficavam dizendo como fulano era inteligente, com méritos passaram de ano, tentavam justificar aquela situação clara de intervenção política. Muito comum nos anos setenta. O tempo foi passando, e eu também passei para a Escola Técnica Federal e depois para Universidade Federal do Ceará, e aqueles apadrinhados foram alcançados e até ultrapassados. Quando surgem os prodígios, as pessoas ficam se perguntando: “por onde anda fulano e sicrano?”

E fiquei sabendo que alguns já estavam trabalhando. Depois deles amargarem os insucessos no concurso da Escola Técnica e no vestibular para Universidade Federal. Talvez acontecesse com alguns destes apadrinhados, que estes tivessem entrado numa instituição federal, mas era mais difícil. O padrinho devia ser mais, de maior patente, por certo. Ou, o pai passou a pagar um curso universitário numa Faculdade “pagou-passou”, muito comum naquela época. Mesmo quando passei no concurso do município e fui trabalho na Secretaria de Obras, deparei-me com as indicações de autoridades que classificavam projetos, da mesma forma com passavam os prodígios de série.

Ainda bem que não se fazem prodígios como antigamente, pelo menos no xadrez mundial o prodígio está todo tempo sendo submetido a prova. E aqueles que tentam trapacear ficam marcados como o GM Hans Niemann, que na adolescência foi pego suspeito de trapacear em jogos on-line. Isso marcou sua carreira até hoje, tal fato sempre volta a ser lembrado, mesmo que no presencial ele não tenha cometido nenhum ato comprovadamente ilícito.

Aproveitando a oportunidade desejo a você, prodígios ou não, um feliz ano de 2026!



Referência

  1. Site de jogos pela internet, que sou filiado: www.chess.com

  2. Chess results: https://s1.chess-results.com/tnr1313074.aspx?lan=10&SNode=S0

  3. GM Erdogmus: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ya%C4%9F%C4%B1z_Kaan_Erdo%C4%9Fmu%C5%9F

  4. Sistema suíço de emparceiramento: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_su%C3%AD%C3%A7o



Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Porque as brancas começam jogando?

Manoel Batista da Silva, ou simplesmente Nelzinho, “in memoriam”

Chegada de Jonas, o neto tão esperado