Porque aprender Xadrez


Lembro-me do grupo de amigos na Escola que se amontoavam ao redor da mesa, onde havia um xadrez. E quando não estávamos jogando, sempre aparecia alguém com o livro na mão, então a discussão começava até o toque da sirene anunciava o final do intervalo. Esta atividade nos deixava ocupados nos intervalos e fora da Escola, além do estudo escolástico das lições e do futebol, tínhamos o xadrez que estava sempre por perto. De um dos amigos envolvidos com o xadrez, que encontrei recentemente me disse: “antes eu detestava matemática, mas depois que entrei no grupo, quase me torno um matemático”. E completou: “Como a gente joga xadrez!”. Pouco mais de trinta anos depois ouvir isto. Foi muito legal. Lembrei que nas horas vagas nos reuníamos para estudar as lições em grupo e poder jogar um pouco mais de xadrez.


Figura 1: Visão do jogo de xadrez (1).

Então, vendo alguns artigos e filmes sobre os benefícios do xadrez, estes me trouxeram reflexões. Sobre a influência do jogo em nossas vidas. Por este motivo fiz algumas pesquisas em sites e vídeos e fiquei impressionado com a quantidade de trabalhos sobre o assunto.

Falando em sucesso, resolvi coletar os nomes de pessoal conhecidas que praticaram e foram, ou são admiradoras do fascinante jogo. Vendo a história encontraremos vários nomes de homens e mulher bem sucedidos, que jogaram xadrez: Napoleão, Einstein, Voltaire, Karl Marx, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin, Machado de Assis, Monteiro Lobato e Charlie Chaplin. E outras personalidades aficionadas do xadrez contemporâneo J. F. Kennedy, Marilyn Monroe, Fidel Castro, Mario Henrique Simonsen, John Lennon, Yoko Ono, Sylvester Stallone, Madonna, Roer Federer, Issac Asimov. Citando apenas como exemplo de que o sucesso ronda os admiradores deste nobre jogo.

É certo que para praticar este jogo o indivíduo deve desenvolver algumas atividades como: atenção, concentração, lógica matemática, tomada de decisão, raciocínio analítico e sintético. Estas habilidades empregadas na vida do aluno durante o período escolar, certamente, fornecerá ao aprendiz algumas ferramentas, a fim de que ele atinja suas metas acadêmicas. Desta forma, sugerimos que veja o vídeo sobre o programa de Xadrez implantado numa Escola Pública na cidade satélite de Santa Maria em torno da Cidade de Brasília. Realmente, é inspirador. É maravilhoso vê educadores procurando opções para resolver problemas sociais e educacionais dos jovens brasileiros, estas são as pessoas que fazem a diferença. Elas estão de parabéns.


Abaixo segue um vídeo que apresenta em 17 minutos a ação de "professores e alunos de Santa Maria, Brasília Distrito Federal, metem a mão na massa e levam o xadrez para dentro da escola...". São ações como esta que podem ser implantada em muitas instituições deste grande Brasil, a fim de combater a evasão escolar e melhorar o ensino público. Favor conferir!


Vídeo 1: Xadrez na Escola – Programa Com Ciência (Fonte: youtube.com)



Observação (1): A foto da figura 1 é uma composição de superposição de imagens e uma foto que tirei contra a luz.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987