Maior biblioteca pública enxadrística do mundo


Ao pesquisar na internet em busca de livros de xadrez, precisamente sobre títulos antigos de livros de xadrez, assim digitei “chess library” que quer dizer biblioteca de xadrez. E procurando neste ou naquele site, encontrei informações sobre a maior biblioteca pública de livros de xadrez, que se encontra em Cleveland. Fiquei curioso para saber como foi selecionado um grande número de livros de xadrez num mesmo lugar. Então, deparei-me com uma interessante história da Biblioteca Pública de Cleveland, estado de Ohio-US, fundada em 1811, que depois de alguns anos foi integrada ao sistema educacional das cidades de Cleveland, Dayton e Cincinnat, o que favoreceu ao bom funcionamento e o gradativo crescimento de seu acervo.


Figura 1 – Cleveland Public Library, main branch



Entretanto, para se tornar a maior biblioteca pública enxadrística do mundo contou com a grande participação de um colecionador chamado John Griswold White (10 Agosto 1845 – 27 Agosto 1928). 

Então, vamos a uma apresentação deste ilustre benfeitor: advogado, que em 1903 foi admitido para a Corte de Apelação, e em 1910, para a Suprema Corte dos Estados Unidos. Desde jovem a família já cultivava hábitos intelectuais. Dentre os quais, quando caminhava com seu pai, tiravam um dia conversando em Latim, noutro dia Grego, e também tinham o dia de xadrez, quando nesta oportunidade costumavam jogar xadrez às cegas, sem peças nem tabuleiro. Ele amava escrito de romances, histórias do velho oeste e centenas de livros de xadrez.


Figura 2 – Livros de xadrez

Sr. White passou a colecionar obras literárias durante mais de sessenta anos juntando uma coleção inestimável, inclusive, exemplares muito raros de grande valor histórico. Em 1885, ele começou a doar seus livros para a Biblioteca Pública de Cleveland com 122 mapas e quatro livros, contudo em 1913 já tinha doado um número em torno de 25.000 exemplares. Quando morreu em 1928, a valiosa coleção já tinha em torno de 60.000 volumes, dentre os quais está a maior biblioteca de xadrez sendo esta composta de 32.568 volumes de livros e periódicos, estes últimos são 6.359 exemplares.

Impressionante! E pensar que o amor aos livros, à cultura e ao xadrez fez um grande homem trabalhar para formar o maior acervo enxadrístico público do mundo. Não só o amor, juntou-se também a necessidade de preservar e compartilhar com as gerações futuras seu legado de conhecimento.

Na sequência recomendamos que veja o vídeo do youtube e conheça um pouco de cinco bons livros de xadrez atuais, que podem auxiliá-lo numa futura leitura sobre o jogo aqui citado. https://youtu.be/sz3jWDOV90A



Bibliografia
Bryne J. Horton – Moderno Dicionário de Xadrez; IBRASA – Instituição Brasileira de Difusão Cultural, São Paulo, 1973.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987