No xadrez saber perder e saber ganhar é preciso


Sabemos que com todo preparo para investir em algum projeto de vida, que pode ser um relacionamento, comprar um carro, fazer uma viagem, participar de um torneio ou simplesmente jogar uma partida de xadrez, os planos possivelmente podem sair diferente do planejado, em forma de uma quebra de contrato ou de uma derrota incontestável. A sabedoria nos ensina que a derrota é uma oportunidade para melhorar, para rever os planos e estudar as possibilidades, a fim de que erros sejam corrigidos no próximo embate. De contra partida a vitória frequente não pode nos permitir subjugar ninguém, entrar na onda de que os mortais devem se curvar ao seu ego imbatível ao seu desempenho todo poderoso, seja qual for o negócio; um dia a derrota baterá à porta. E quando ela chegar o encontrará despreparado, e com certeza a dor será grande e o mundo marchará sobre seu ego rasgado, e o suplantará.

Este jogo sempre produziu em mim uma admiração pela exigência natural de um comportamento cordial e respeitoso entre adversários, onde os oponentes se cumprimentam no inicio da partida, durante o jogo conservam o silêncio e ao final depois de se cumprimentarem novamente, sentam e discutem as possibilidades encontradas durante aquela curta convivência nos lados opostos do tabuleiro. Não esquecendo que o jogo de xadrez é uma batalha de egos, e afirmamos que sem sabedoria o orgulhoso vai sangrar até ao colapso se não tiver o socorro da humildade e reconhecimento de suas falhas.
Lembro-me de um torneio que participei e me consagrei campeão, com quatro participantes empatados com cinco pontos e meio, ficamos aguardando por algum tempo a contagem dos pontos e observação do critério de desempate, conforme o regulamento do torneio. Entretanto, alguns companheiros, depois de observarem a tabela de resultados exibida no salão do clube, vinham até a minha mesa e diziam: – parece que você é campeão. A partida, que está sendo finalizada, não terá influência nos primeiros lugares. Fiquei aguardando o anuncio oficial. Estava feliz, pois ficar entre os quatro, para mim estava bom demais. Treinei uma hora por dia durante um ano, foi uma luta. E o resultado apareceu. Fui o campeão! Mas, dentre os presentes a curta cerimônia de encerramento do torneio, estava um oponente, que meses antes tínhamos jogado duas partidas, das quais eu tinha conseguido apenas um empate. Então, ele apertou a minha mão e disse: – acredito que só foi campeão porque não jogou comigo. Respondi simplesmente: – verdade! Acho que ainda não estava acreditando que tinha sido campeão. Entretanto, deixei para vibrar mesmo quando cheguei a minha casa. Era depois da meia-noite e o papai, mamãe e os manos estavam me esperando. E vibramos juntos.
No dia seguinte. Com mais calma, estava refletindo sobre as palavras daquele indigesto perdedor, que neste torneio nem foi emparceirado para jogar comigo e perdeu para mim assim mesmo. Ri para mim mesmo. – Que droga, como pode existir um enxadrista desse. Não sente o que é o xadrez, onde saber perder e ganhar é um lance intrínseco entre os confrontos deste belo jogo. E continuei refletindo sobre a última rodada na noite anterior. Durante o torneio estive sempre ciente de minhas limitações, sem clube e nem coach. Eu tinha apenas os amigos da escola com quem ainda mantinha contato, para troca de ideias, e quatro livros básicos. O dia estava clareando, eu continuava deitado com meus pensamentos, quando gritaram. – Tem gente aí na porta! E quando fui atender era o meu amigo adversário da última rodada do torneio, que tinha perdido para mim. Que jogo duro. E trazia na mão um livro de Bobby Fischer (Minhas Melhores Partidas de Xadrez), que me presenteou. Leu a seguinte dedicatória. “Ao meu amigo Paulo Sérgio e Silva como prêmio pela sua brilhante atuação nos Jogos Universitários. Sagrando-se Campeão! Do amigo Tupy.” Era manhã do sábado de 12 de Abril de 1980.

Que legal! Pensei. Que tal refletir sobre este gesto do meu amigo. Perdeu jogando. Presenteou o vencedor. E continuou a vida jogando suas partidas com a alegria de sempre. 

Pesquisando sobre o assunto encontrei um texto interessante no site em referência, que diz: “não temos a obrigação de acertar sempre, mas sim o dever de aprender com nossos erros. Quem não sabe perder, perde sempre, pois acaba sendo humilhado pelo fato de não aceitar a própria fraqueza; querendo, assim, ser o que não é, e fazer o que ainda não é capaz”.

Então, podemos concluir que: quando ganhamos é muito bom pelo sucesso e reconhecimento, mas sempre sabendo que existirão dias de derrotas, que contribuirão para o seu alto conhecimento. E dar a volta por cima com categoria faz parte da vida e do jogo, e do jogo e da vida.

 .
Referência:
Texto do site: https://formacao.cancaonova.com/atualidade/comportamento/quem-nao-sabe-perder-perde-sempre/

Vídeo - SABER GANHAR



Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987