Orientação aos iniciantes no jogo de xadrez

Depois de aprender os movimentos básicos e se portar diante de um tabuleiro. É importante ler toda a regra do xadrez ditada pela FIDE. Lembro-me de quando comecei jogando com os meninos da rua, sempre aparecia um novato que vinha com uma regra nova. O roque da ala da dama é assim, o rei movimenta três casas para o lado da torre (ERRADO!). Jogar a peça apenas se esta for tocada pela segunda vez (ERRADO!). E depois aparecia um desmentido, mas ficava aquele ar de desconfiança. Desta forma, para evitar estes enganos e sabedorias advindas de pessoas que querem ganhar de qualquer maneira. Sugerimos que, como participante de todo esporte, é fundamental conhecer todas as regras do jogo. E o xadrez não foge a esta característica, então para o iniciante, faz-se necessário conhecer a lei do xadrez, mesmo conhecendo todos os movimentos e peculiaridades dos movimentos das peças, ensinados num primeiro momento.



Figura 1 – Tabuleiro de xadrez


Como iniciar o jogo

Sempre observar antes de iniciar o jogo a posição do tabuleiro de xadrez, se está conforme a regra, isto é, a sua direita a última casa deve ser branca. A fase inicial do jogo é denominada de abertura, que abrange em torno de dez a vinte lances nos primeiros movimentos da partida.
·         Quando estiver de brancas é muito bom começar o jogo com os peões centrais, o peão diante da dama ou o peão do rei.
·         Nos primeiros lances do jogo a luta vai girar em torno das casas centrais: d4, e4, d5, e5.
·         Lembramos que é fundamental desenvolver as peças, isto é, retirar cavalo e bispo de suas casas iniciais (primeiro cavalo para o centro) e ocupar casas com ação no centro.
·         Na abertura evitar mover as peças mais de uma vez.
·         Evitar peões dobrados ou isolados.
·         Evitar expor a dama no início do jogo, exceto que houve uma compensação.
·         Deixar o caminho livre para o rei fazer o roque.
·         Fazer o roque o mais rápido possível, para retirar o rei das casas centrais, onde ele é vulnerável.
·         Ligar as duas torres, isto é, não ter peças entre as torres.
Nesta fase do jogo é fundamental evitar perda de material sem compensação, e manter uma boa estrutura de peões, para sair da abertura e enfrentar um meio-jogo com possibilidade de equilíbrio.



Figura 2 – Desenho do tabuleiro de xadrez padrão



Que abertura vai usar? Inicialmente, faça um repertório da seguinte forma: veja que aberturas do Grande Mestre, que admira, e vai estudando a partir desta referência até encontrar suas próprias linhas de jogo que mais o deixa a vontade.

Observar para o valor das peças

No meio-jogo é o momento de por em ação os planos, para adquirir vantagens ou manter as já conquistadas. Agora é hora de posicionar as peças no melhor local possível, para direcionar ataque sobre o rei inimigo. Os jogadores devem pelo menos, sempre que possível, preservar o equilíbrio de material. E durante o jogo podem surgir algumas situações:
  •         Evitar trocar uma torre por um cavalo ou bispo;
  •         Pode trocar uma torre por cavalo e bispo;
  •      Pode trocar um cavalo ou bispo por três peões.




 
Figura 3 – Hierarquia das peças de xadrez


Quando a troca envolve a dama, as trocas são complexas:
  •          Pode trocar a dama por duas torres;
  •         Pode trocar a dama por uma torre, um bispo (ou cavalo) e um peão.


Sabemos que existe uma subjetividade, pois estas regras não são definitivas, pois podem servir para a maioria das posições, entretanto estas trocas podem ser influenciadas pela situação posicional do jogo, como ganho/perda de tempo ou espaço, desvio de defesa, etc.

Tem um ditado popular que sempre vale ao enxadrista: “quando a esmola é grande até o santo desconfia”.


Calcular lances e fazer o movimento da peça

O jogador sempre deve ter uma atenção ampla da posição atual. Pergunte para você mesmo, qual a ameaça do time oponente? Procurar visualizar o plano do oponente? Por sua vez, você precisa ter um plano, que deverá ser renovado conforme o andamento da partida.

Imagine-se dentro de um jogo. Na posição atual. É importante encontrar o melhor lance agora. Comece perguntando mentalmente: se eu mover esta peça para esta casa? O quê ele fará? Visualize a resposta, ele deve fazer isto. Então, eu respondo com isso. E assim vai até vê se terá alguma vantagem. Caso contrário abandone esta linha, e parta para outro lance.

Fluxograma 1 – Passos para fazer um lance




Ao movimentar uma peça. Deve-se observar um conflito, que função ela está fazendo na posição atual, e na próxima casa, a nova posição está conforme o plano? Se for favorável realizar o movimento. 
– Cuidado. Naturalmente, ficamos cegos vendo primeiro os benefícios do lance, para depois vê os perigos. Então, para concluir a decisão de mover a peça, pare e veja que peças estão atacando a casa destino.

Se tiver em dúvida entre duas peças, qual peças movimentar. Priorizar a que apresentar maior espaço, maior alcance de ataque.


Estudar livros de xadrez

Para evoluir no jogo e entender as nuances de uma partida de xadrez é necessário treinar e conhecer mais sobre a sistemática do jogo. Visto que o xadrez está sempre evoluindo, linhas de jogo e conceitos estão surgindo a cada ano, as análises não param. Assim, é necessário estudar para evoluir neste esporte. Para isto recomendamos ler livros como: “Xadrez Básico” do Dr. Orfeu Gilberto D’Agostini, este livro tem as orientações das diversas fases de uma partida: final, abertura, meio-jogo, partidas comentadas etc. E também, recomendamos outro livro para iniciantes “Ataque e Contra-ataque no Xadrez” de Fred Reinfeld, que apresenta a visão que deve ter o jogador das brancas; e a visão do jogador das negras. Existem muitos outros livros de xadrez que podem ser encontrados na internet.
Como melhorar seu xadrez? Ao se preparar para torneios, sugerimos que faça um plano de estudo, diariamente tire uma hora para estudar xadrez, e siga o seguinte roteiro:
  •         Combinações/cálculo metade do tempo (livros de combinações).
  •         Livro de partidas, dez minutos (livros de partidas).
  •         Finais, dez minutos (livros de finais ou programas).
  •      Aberturas, dez minutos (livros básicos das suas aberturas).

Caso o tempo seja menor que uma hora, fazer um tema por dia. E se tiver mais de uma hora por dia, fazer a distribuição por tema na mesma proporção apresentada acima. Entretanto, estudando pelo menos uma hora por dia, tenha certeza que colherás bons frutos. Digo isto com base em experiência própria. Tenha bons jogos!

Autor: Paulo Sérgio e Silva
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