Modalidade dos Problemas de Xadrez


O xadrez é inspiração para muitos aficionados que o abordam de diversas formas. Dentre as quais estão a composição e a solução de problemas de xadrez, que segundo estudos esta atividade é tão antiga quanto o próprio jogo. Estes problemas são posições especiais, onde o compositor informa o número de lances que as Brancas chegarão ao xeque-mate, que pode ser um, dois, três ou mais lances. Normalmente a posição apresentada tem um lance chave, onde as Brancas jogam e chegam ao xeque-mate no número de lances anunciados. Estes são um ótimo passa tempo.
Figura 1 – Resolvendo problema de jogo

Falando em problema de xadrez, fui procurar qual o primeiro problema de xadrez registrado na história. O livro Manual de Xadrez revela que o primeiro problema conhecido é o problema de autoria de Mutasim Bilah, califa que reinou em Bagdá, de 834 a 842 (Diagrama 1). O problema anuncia 9 lances considerando os movimentos das peças da época, se adotar os movimentos atuais das peças este problema pode ser resolvido em 2 lances. A solução com os movimentos atuais está no final deste artigo.

Diagrama 1 – Primeiro problema de xadrez registrado, mate em 9.

Pessoalmente, confesso que faz pouco tempo que fiquei sabendo da existência de um órgão mundial, que organiza a atividade de problemismo em xadrez. Esta entidade é a World Federation for Chess Composition (WFCC), que é ligada à Fédération Internationale dês Échecs (FIDE) entidade máxima do xadrez no mundo. As atribuições da WFCC é formular as regras de composição, organizar competições internacionais e definir títulos de GM, IM, FM tanto para solucionalistas como aos compositores e árbitros. Pois, existe um mundo de possibilidades para os aficionados do jogo de xadrez desvendar, visto que existe uma modalidade com seus eventos e regras próprios por trás das publicações sobre problemas de xadrez, puzzles e quebra-cabeças.

O Campeonato Mundial de Resolução (World Chess Solving Championship – WCSC) é uma competição anual para solucionistas de problemas e estudos de xadrez organizado pela WFCC. Atualmente, o Grande Mestre de Xadrez (GM) Kacper Piorun (nascido em 24/11/1991), de nacionalidade polonesa, venceu os cinco últimos campeonatos mundiais na solução de problemas de xadrez.

O Campeonato Mundial de Composição de Xadrez (World Chess Composition Tournament - WCCT) é um evento tradicional realizado a cada três anos para os compositores de problemas e estudos de xadrez, organizado pela FIDE, através da WFCC. O campeonato é dividido em oito modalidades:
              1.     Mates em 2; 
              2.     Mates em 3;
              3.     Mates em mais de 3;
              4.     Estudos (posições em que as Brancas devem ganhar ou empatar);
            5.    Mates ajudados (as Brancas e as Pretas trabalham juntas para chegar ao xeque-mate do Rei Preto);
              6.     Mates inversos (as pretas jogam e chegam ao xeque-mate);
              7.     Feéricos (usando elementos de xadrez feérico(1));
            8.    Retros (análise retrógrada, para obter a sequência de lances anteriores que foram realizados para chegar a posição apresentada).

Também existe a Copa do Mundo de Composições de Xadrez (FIDE World Cup in Composing - FWCC) que é realizada com as mesmas modalidades do campeonato.

No Brasil encontramos solucionistas e compositores conhecidos pela comunidade internacional, como: Félix Sonnenfeld, Valladão Monteiro, Almiro Zarur, Fritz Loepert, Gerd Giebel, Caetano Belliboni e outros. Também, verificando a história do problemismo no Brasil encontramos um nome da Academia Brasileira de Letras, que também fez parte desta atividade: Machado de Assis (1839-1908). Ele foi o primeiro solucionista da primeira secção de xadrez do Brasil. Com um problema de sua autoria que foi publicado (sob o no. 10) na ilustração Brasileira e reproduzida, mais tarde, na Caissana (2), pág. 11. (Manual de Xadrez, Idel Becker). Diagrama 2.

Diagrama 2 – Problema de xadrez, mate em 2.

Machado de Assis foi contemporâneo de dois grandes enxadristas brasileiros da época Artur Napoleão e João Caldas Viana, que são pioneiros da história do xadrez no Brasil. E juntos participaram do primeiro campeonato brasileiro de xadrez em 1880. O escritor brasileiro além de se dedicar ao jogo de xadrez e à música erudita, também, foi compositor de problemas de xadrez.

Falando no enxadrista Machado de Assis veio a minha lembrança um fato pitoresco. Justamente nos dias que estava lendo um livro de autoria de Machado de Assis. Toda manhã faço minha caminhada pelo bairro de Candelária, na cidade de Natal, onde moro. Numa destas caminhadas veio do nada ao meu encontro uma cadela muito simpática. Chegou cheirando, fazendo festa, balançando o rabo, saltando, que surpresa boa. Realmente, gosto muito dos animais e o dia parecia ter começado muito bem. – Que festa! Tudo foi tão rápido. Até que um Senhor veio chamou: – CAPITU! Venha para cá! E continuou dizendo. – Bom dia! Não tem jeito, essa sempre sai pela rua e só pensa em passear. Conversamos um pouco. Ele informou que morava ali perto. E falei para ele, que o comportamento de Capitu talvez fosse influência do belo nome dela. Pois, era o nome de uma das personagens mais famosas do grande escritor Machado de Assis. Ele riu e disse. – Será? Pensou um pouco, deu um tchau e foi rumo ao seu prédio, e a cadela Capitu foi atrás dele. Então, segui minha caminhada pensando no livro “Dom Casmurro” do escritor, poeta e enxadrista Machado de Assis. O enredo do livro gira em torno da temática do ciúme, abordada com perfeição nesta obra, pois provoca polêmica com respeito ao caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu, que era a chave do problema não solucionado do personagem Bentinho.

Figura 2 – A mão do compositor
 
Observação (1): Xadrez fiéerico. São jogos e problemas que há mais de um século são compostos com peças diferentes, tabuleiros nos mais variados formatos e regras que variam do exótico ao bizarro.
Observação (2): Caissana Brasileira – seleção de mais de 500 problemas de autoria de brasileiros ou residentes no Brasil. De Arthur Napoleão. Rio de Janeiro-RJ, Jornal do Commercio de Rodrigues & C. 1898.

Solução Diagrama 1: ( 1.Ta8+ Rxc7 2.Dc6 mate). Considerando o movimento atual das peças o mate será em 2 lances.

Solução Diagrama 2: [ 1.Bb5! (Se 1...Rd8 2.Rf7 mate; Se 1...e5 2.Df6 mate) ]

Sites em referência



Bibliografia
- Beker, Idel; Manual de Xadrez. 20ª Edição, Editora Nobel, 1989. São Paulo-SP-Brasil.

- Horton, Byrne J.; Moderno dicionário de Xadrez, Câmara Brasileira de Livros A.S-1973. São Paulo-SP-Brasil.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987