Campeonato Mundial de Xadrez 2018 - caminhada Real na quinta partida


Neste período de 09 a 26 de novembro de 2018 está em jogo o Campeonato Mundial da FIDE, que está sendo disputado pelo atual Campeão Magnus Carlsen (NOR) contra o desafiante Fabiano Caruana (USA), quebrando uma tradição da Guerra Fria mais uma vez a Russia está fora desta disputa. O match está ocorrendo no The College em Holborn na cidade de Londres, Inglaterra. E desde a participação do Grande Campeão Bobby Fischer, 1972, que os Estados Unidos não tinham um representante numa final pela disputa do título mundial.


 Figura-1 Campeão Magnus e o Desafiante Fabiano


O Desafiante Fabiano Caruana nasceu em 1992, na cidade Miami. De pais italianos, representou o país da Itália de 2005 a 2015, quando voltou aos Estados Unidos. O título de Grande Mestre foi obtido aos 14 anos de idade. O campeão mundial Magnus Carlsen nasceu em 1990, em Tønsberg, na Noruega, tornou-se Grande Mestre aos 13 anos de idade, é campeão mundial desde 2013. Quando venceu o indiano Vishy Anand e manteve o título contra o mesmo adversário em 2014.  E voltou a defender o título em 2016, quando desafiado pelo russo Sergey Karjakin

Até agora foram disputadas seis partidas e o match continua empatado, contudo não tem deixado de ter emoção. Na quinta rodada o Campeão, realizada no dia 15/11/2018, deixou seus torcedores e admiradores com o coração na mão, quando o Rei preto não ficou em seu refúgio. Mesmo com toda limitação que o Rei apresenta por ser uma peça pesada, pois se movimenta uma casa por vez para todos os lados, o interessante é que este saiu pelo tabuleiro a fora, lutando como se fosse uma peça de ataque qualquer. Bem diferente daquela figura que fica escondida até o final de jogo, conforme as Inúmeras linhas de jogo que levam o monarca para o canto do tabuleiro. Veja no diagrama-1 esta caminhada real.

                                Diagrama-1 Qinta partida do match em 15/11/2018 


O interessante deste jogo foi a perigrinação do Rei preto, que foi movimentado pela primeira vez no jogo na 17o lance. E seguiu passando pelas casas e8-d7-c7-b6-b5-b4-c3-d3-e4-f5 e nesta rota avançando pelo território adversário, apesar dos xeques recebidos, capturou três peões do oponente. 

                                             Figura-2 Rota da caminhada do Rei preto

E agora mesmo em 18/11/2018, vi que acabou a sétima partida do match, que também terminou em empate.

Site de Referência
https://www.chess.com/pt-BR/blog/GMKrikor/carlsen-x-caruana-informacoes-retrospecto-e-expectativas

Obs.:
Diagrama-1 - realizada tradução para português da análise em inglês do site "chess.com".

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987

Xadrez - Apenas dois lances para vencer