Xadrez - Jogando a semifinal em Manaus


Depois do campeonato zonal da Confederação Brasileira de Xadrez no Rio Grande do Norte em setembro, veio a Semifinal do Campeonato Brasileiro 2018, agora em novembro/2018. O tempo entre os dois campeonatos passou rápido, o mês de novembro chegou, e também a necessidade de viajar. Comprei as passagens e fui para Manaus-AM, lá encontrei o mano Claudio, que abriu as portas de sua casa para me hospedar. Na mesma oportunidade visitar o meu irmão e amigos, e ainda jogar xadrez, a tarefa não seria fácil. No aeroporto ainda em Natal-RN encontrei os amigos locais, que também estavam indo para evento, Victor e David. Era quarta-feira fim de tarde, quando o nosso voo saiu rumo a Recife-PE. Em Recife nossa conecção foi de umas quatro horas. Lá aproveitamos para conversar descontraidamente e jantar, até o sistema de som chamar pelo nosso voo, e logo voltamos ao avião para seguir viagem. Na madrugada da quinta-feira chegamos à capital do Estado do Amazonas, e lá estava meu irmão, realmente muito hospitaleiro. Fui para casa do mano e os amigos para o hotel.

Figura 1 - Endson e eu, eu e Roberto, eu e Igor, eu e Felipe


No início da tarde fomos dar uma volta no bairro e saber onde era o Clube de Xadrez Manauara (CXM), pois em mais de vinte anos morando neste bairro, meu irmão nunca tinha ouvido falar que a algumas quadras existia um clube de xadrez por perto. Encontramos e fiquei de voltar mais tarde.

No começo da noite, chegamos ao CXM, e nos apresentamos para a reunião técnica e posterior a realização da primeira rodada. Logo fiquei sabendo que o nível do campeonato seria bem maior que o zonal do RN. Na primeira rodada joguei contra Carlos Alberto jogador muito aplicado, e preparado para participar do forte torneio. Recebi a derrota de brancas com naturalidade, tendo em vista a minha pouca preparação e os anos ausente de torneios, pois estes iriam fazer a diferença. Depois da rodada fui curtir um jantar.



Na manhã seguinte cheguei ao clube, para a segunda rodada. Então, recebi a notícia de que estava como “bye”, devido a desistência de alguns jogadores o número de participantes passou a ser impar.

No meio da tarde, voltei ao clube para a terceira rodada, e agora eu iria jogar com as peças pretas. Nesta oportunidade enfrentei Endson Lima, que se mostrou um oponente seguro e forte. Desta vez o jogo não foi muito longo, pois o meus erros na abertura foram muito bem aproveitados pelo condutor das brancas.


Na manhã de sábado, o tempo passou rápido e logo chegou o horário da rodada no meio da manhã às 9 horas. Começou a quarta rodada, e agora de pretas, contra Roberto Da Costa um adversário cauteloso e firme nos movimentos. O jogo foi bom, entretanto veio mais uma derrota.


Agora era a quinta rodada joguei de pretas, na qual enfrentei um jovem oponente, Felipe Jairo, que desenvolveu um jogo agressivo assim como deve ser quando se enfrenta uma Defesa Índia do Rei. E depois de uma luta intensa consegui equilibrar e vencer o jogo. Quando terminamos o jogo e tiramos a foto, para registro. Tudo ficou escuro, faltou energia no início da noite de sábado pelas redondezas. Depois de algum tempo o pessoal da organização conseguiu que a rodada continuasse no hotel próximo do Clube de Xadrez.



Na manhã de domingo, segui para o clube no meio da manhã, para jogar a sexta rodada. Nesta rodada fui jogar contra Hudson Anselmo, jogador de movimentos rápidos e também agressivo, veio com tudo. E num final de cavalo e peão veio o empate.



Voltamos para jogar a sétima e última rodada, pessoalmente a mais complicada para mim. Quando fui informado que meu oponente iria atrasar uma meia hora, nesta altura já estava cansado, e ainda tinha que esperar. E o relógio dele estava correndo, e como dito Igor Borges chegou com tinham sido informado. E o jogo começou para valer, ele parecia cansado, mas acho que eu estava mais do que ele, depois de toda esta maratona dos últimos dias. O condutor das pretas equilibrou o jogo e chegou ao meio-jogo com vantagem posicional. Em certo ponto, fiquei com poucas opções, realmente travado até que em dois movimentos fatais entreguei o Cavalo e a Dama. Fiquei perplexo comigo mesmo, fim de jogo. Contudo, o meu oponente foi melhor aproveitando minha imprecisão desde o início, até parecia que era eu que tinha chegado meia hora atrasado às pressas.


A solenidade de encerramento foi simples, os prêmios foram ofertados aos melhores colocados, não faltaram as fotos como ocorre em todas as premiações. Fiquei em trigésimo primeiro lugar com dois pontos e meio. Sabendo que será necessário empenho de minha parte se quiser melhorar e competir com os melhores do Norte e Nordeste. 

                                            Figura 2 - Participantes do campeonato durante a solenidade de encerramento

Sabemos que para almejar as primeiras colocações, as rodadas devem ser preparadas a cada emparceiramento e a dosagem de descanso é fundamental, para obter um bom resultado. Parabéns aos classificados que fizeram jus ás vagas de participação na final de Campeonato Brasileiro, que será no Rio de Janeiro. Também, aos organizadores pela acolhida em suas instalações.

Depois da solenidade fomos jantar, para então irmos ao aeroporto, pois a noite seria longa. Uma noite e parte do dia seguinte de retorno com aquela conecção em Recife, para então chegar a Natal. Como estava cansado, mas satisfeito em ter participado da Semifinal do campeonato Brasileiro de Xadrez.



Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987