Retrospectiva 2018 do site "xadrez, jogo e vida"


Nestes dias de festas de fim de ano, tiramos um momento para reflexão, pois é tempo de apurar o quê foi feito em 2018;  e se preparar para o 2019. No xadrez os eventos não param de surgir, vídeos e artigos se proliferam pela internet com uma grande velocidade. Então, selecionamos alguns momentos marcantes deste ano que está acabando, e principalmente, para este site.




Criação do presente site “xadrez jogo e vida PSS”.

Um sonho de muitos anos começou a se concretizar neste ano com a criação. Depois de consultar a internet e conversar alguns conhecidos, para saber como criar um local na rede para expor minhas ideias. E registrar o que está acontecendo ao redor. Então, foi criado este site em jun/2018, e além dos artigos publicados temos: campeões do mundo; a lei do xadrez da FIDE; desenhos; pensamentos e o contato. Com 44 publicações sobre curiosidades e histórias pitorescas da vida enxadrística, para diversão e passatempo dos amigos leitores.




Jogos pelo site “chess.com”

O site “chess.com” é minha base de xadrez na internet. Neste ano de janeiro a dezembro jogamos 38 partidas na modalidade de correspondência, cadência de 3 dias para cada movimento. Foram 22 vitórias, 9 empates e 7 derrotas.



Retorno ao jogo presencial

Dois dias antes do início do torneio classificatório, para a semifinal do campeonato brasileiro 2018, vi o anuncio na internet. E me inscrevi no torneio que foi realizado na sala de xadrez da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em setembro/2018. De minha parte não havia expectativa de bom resultado, visto que estava sem jogar presencialmente em torneios por mais de vinte anos. E o resultado foi surpreendente. Consegui a vaga para a semifinal da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).




Participação no Campeonato da Semifinal da CBX realizada na cidade de Manaus

No final do mês de outubro/2018, viajamos até a cidade de Manaus, onde o campeonato foi realizado no Clube de Xadrez Manauara (CXM). Além de encontrar pessoas queridas, o que marcou foi uma gafe enxadrística na última rodada. Eu estava muito cansado, resultado de uma maratona, devido aos jogos, às visitas a familiares e amigos. E na última partida, sétima rodada, eu cometi equívocos fatais que redundaram em uma fragorosa derrota. Fazia tempo que não cometia tais gafes, perder tudo bem, mas do jeito que foi. Depois das sete rodadas terminei com três pontos e meio, trigésima primeira colocação, uma participação boa, para quem estava muito tempo sem praticar esta modalidade.



Participação em torneio de xadrez rápido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

No mês de novembro/2018, recebi um convite para participar do torneio comemorativo Onofre Lopes, na UFRN. Fiz a inscrição, sabendo que xadrez rápido não é meu forte. E dentre centenas de enxadristas, gente de todas as idades, lá estava eu. Nunca tinha participado de um evento com este número de participantes. Um ginásio cheio de mesas e tabuleiros de xadrez, verdadeiramente uma imagem muito bela. A organização fez um belo trabalho. Outra falha marcou minha participação. Na penúltima partida mais uma vez cometi uma grande falha, perdi uma partida ganha. Dessas que a gente não acredita como se perde uma partida assim. Contudo, foi uma experiência impar.



O campeonato do mundo de xadrez de 2018

Neste mês de novembro/2018 também tivemos a disputa pelo campeonato mundial que acompanhamos pela internet usando computador, celular ou qualquer dispositivo conectado. As doze partidas clássicas iniciais foram empate, placar 6,0 a 6,0; e no tiebreak o campeão Magnus Carlsen (NOR) venceu as três partidas contra o desafiante Fabiano Caruana (USA). O título ficou em boas mãos.




Felicitações

Desejamos a todos os leitores e aficionados deste belo jogo, um ano 2019 maravilhoso, cheio de realizações, que encontrem entre seus familiares e amigos o aporte para uma vida feliz, muito feliz! Que Deus os abençoe!



Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987