Xadrez – Um bom Passatempo
Dentre os jogos de
tabuleiro utilizados para diversão, encontramos também o jogo de xadrez que é o
passatempo preferido por muitos. E não é só na forma de jogo clássico amistoso,
que ele se apresenta para atender este público. No meu tempo de escola na
cidade de Fortaleza-CE alguns amigos fugiam da aula para jogar xadrez. E quando
por algum motivo não tinha aula a sala de jogos ficava lotada. Era muito legal
o ambiente muito competitivo. O negócio era jogar, e a coisa ficava melhor
ainda quando era a sua vez, e nos entregávamos ao jogo clássico, rápido ou
blitz, que a turma chamava de pinque. Contudo, não era só esta forma de
passatempo com inspiração no jogo de xadrez, pois sempre aparecia alguém
desafiando para resolver um quebra-cabeça, ou puzzle, ou problemas artísticos de xadrez, inclusive os problemas já
foram alvo em um artigo neste site.
Figura 1 – Jogo e
problema de xadrez
O livro de
problemas de xadrez pode ser usado como se fosse uma revista de palavras
cruzadas ou sudoku. Então, naqueles dias na escola os amigos passavam alguns
problemas escritos ou uma cópia de uma página de um livro, e a gente ficava
discutindo como resolver este ou aquele problema. Além de resolver o dever de
casa da escola a gente tinha estes problemas adicionais para solucionar. Era
legal sentar num canto e ficar vendo como achar o lance chave. O tempo voava! –
E o bom mesmo era mostrar para a turma, que você era capaz de vencer estes
desafios.
Falando em
passatempo resolvi procurar alguma pista daqueles dias, quando encontrei em
meus alfarrábios uma folha dobrada. Nesta página estavam quatro problemas de um
livro em alemão. Hoje para traduzir uma frase em alemão, basta entrar no
computador e escrever o que significa isto em português, e vem o resultado.
Naquele tempo alguém devia passar na cultura alemã e encontrar um professor ou
aluno, para traduzir pequenos textos chaves. Por exemplo: se for conhecido o
número de lances, e sabendo que as peças brancas começam, podemos esquecer o
resto, pois com estas informações podemos resolver o problema com base no
diagrama. Agora quando se desejava saber mais, não tinha jeito, o bom mesmo era
ir à Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará. Quando a gente
visitava a Cultura, sempre diziam que era melhor começar o curso. Eu sempre dizia:
– quando tiver tempo vou me matricular. Mas, o tempo nunca apareceu.
Abaixo seguem os quatro enigmas:
O problema do diagrama-1 é muito sutil e interessante, pois este tem uma
única sequência. É uma composição do Sr. George Edward Carpenter (1844-1924).
Publicado no Dubuque Chess Journal, 1873. (https://it.wikipedia.org/wiki/George_Edward_Carpenter).
Diagrama 1 – Mat in
zwei Zügen (mate em 2 lances)
O problema do diagrama-2 tem três sequências ditadas pelo Rei preto, que
mostram uma lógica bem feita. Dos quatro problemas este foi o que mais tempo
levei para resolver, possivelmente pelo espaço que as peças têm para cercar o
Rei preto. Este problema é uma composição do Sr. Johannes Hane, citado no “Meson Chess Problem Database” como
premiado em 1888.
Diagrama 2 – Mat in
drei Zügen (mate em 3 lances)
O problema do diagrama-3 é bonito pela forma delicada, que o Rei preto é
conduzido sem violência para o seu final, levado apenas pelas circunstâncias.
Também, é uma composição do Sr. Johannes Hane no final do século XVIII.
Diagrama 3 – Mat in
drei Zügen (mate em 3 lances)
No problema do diagrama-4 encontramos esta joia de problema, onde a Rainha
recebe uma parceira para aniquilar o Rei preto, que não consegue impedir a
coroação do Peão branco. O mesmo é criação do compositor Sr. Carl Hartlaub
(1869-1929). https://de.wikipedia.org/wiki/Carl_Hartlaub
Diagrama 4 – Mat in
drei Zügen (mate em 3 lances)
Para não ficar longe do xadrez esta forma de passar o tempo é muito boa,
pois diverte e vai ampliando sua visão de jogo. E aumenta sua capacidade de
encontrar o melhor lance em situações, onde o mesmo se encontra escondido.
Sugiro que no começo será necessário fazer as anotações do lance chave
escolhido, vai anotando e eliminando. As características da posição vão ficando
claras até num dado momento uma sequência com o número de lances pedido é
encontrado. Então, refaça a sequências e suas variantes. Possivelmente, é esta
a chave ou está perto.
Figura 2 –
Tabuleiro de xadrez
Soluções dos problemas:
Problema-1: 1.Dh3
Rd4 2.Tc4++
Problema-2: 1.Dg2 Rf5 2.Rd4 Rf4 3.Rf6++ ou 1.Dg2 Re5 2.Df1 Re4 3. Te6++
ou 1.Dg2 Re3 2.Ta4 Rd3 3.Ra3++
Problema-3: 1.Bb5 Rd8 2.Dd6+ Rc8 3.Ba6++ ou 1.Bb5 Rf7 2.Rg5 Rg8 3.Bc4++
ou 1.Bb5 Rf7 2.Rg5 Re7 3.Df6++
Problema-4: 1.Rf4
Rd8 2.Dd5 Re7 ou Rc7 3.d8=D++ ou 1.Rf4 Re6 2.d8=T Rf6 3.Td6++ ou 1.Rf4 Rf6
2.d8=D+ Rg6 3.Dg5++
Bibliografia
Blumenthal, Oscar – “Schachminiaturen”, publishes by Veit & Comp.,
Leipzig, 1902.
Autor: Paulo Sérgio e Silva
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