Xadrez - World Chess Championship 2018: Campeão Magnus Carlsen


Em sua terceira defesa do título o campeão Magnus Carlsen mantém o título ao derrotar o desafiante Fabiano Caruana no match bem equilibrado nos jogos clássicos, onde os doze encontros terminaram empatados. Dentre estes jogos encontramos situações interessantes e emocionantes, onde tivemos momentos de riscos para um lado ou para outro, contudo o jogo sempre era conduzido a um empate. Os analistas apontavam as diversas posições e sequências possíveis, e algumas vezes, quanto estava definido que aquele lance seria o óbvio, o previsto, aí aparecia a mão do contendor conduzindo a peça para outro movimento. E todos corriam rapidamente, para rever e seguir o novo rumo que a partida estava seguindo. Também, vi análises precisas permitindo que o espectador sentisse o confronto de ideias. O confronto foi bem organizado, e apresentaram jogos emocionantes, outros nem tanto, tivemos jogos que acabaram com um gosto pálido, deixando em nossas mentes que a partida poderia ter continuado e definido um novo destino ao match. Mais uma coisa é certa o campeão se comportou implacavelmente firme em seus objetivos, enquanto ao desafiante Caruana a cada jogo parecia que suas armas estavam sendo descobertas, como se para cada veneno o campeão tinha o antídoto certo.


Figura 1 - Campeão Magnus Carlsen

E estes empates na primeira fase terminaram determinando a necessidade do tiebreak, que seriam jogados inicialmente com quatro jogos de xadrez rápido. Nesta modalidade os especialistas apontavam uma superioridade de Magnus Carlsen sobre o desafiante, encontrei comentários de que em quatro (4) chances o desafiante ficaria com uma (1), outros citaram cinco (5) contra uma (1). E eles tinham razão, pois nas três primeiras partidas de xadrez rápido só deu Magnus Carlsen.

Neste playoff foram jogadas três partidas:
- na primeira Magnus Carlsen usou uma abertura Inglesa;
- na segunda Fabiano Caruana enfrentou uma defesa Siciliana;
- na terceira Magnus Carlsen enfrentou uma defesa Siciliana.

Abaixo seguem os diagramas com os três jogos de xadrez rápido do playoff.








Também, não podemos esquecer que além da torcida conectada nos diversos canais da internet, tinha uma torcida presente que abrilhantava o espetáculo com seus depoimentos a favor ou contra um dos contendores. Era gente de todas as idades a cada confronto, muito bom sentir que o xadrez passando de geração em geração. No final o título ficou com o melhor jogador atualmente em atividade: Magnus Carlsen.




Site em referência

https://www.chess.com/article/view/world-chess-championship-2018-carlsen-caruana



Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987