Xadrez – Tradicional torneio Tata Steel

Da mesma forma que temos o Australia Open para o Tenis, temos para o xadrez o torneio Tata Steel, o qual vamos descrever alguma peculiaridades neste artigo. Quando encontramos momentos importantes do xadrez mundial, e para registro deste momento do fino xadrez, apresentamos uma das partidas do campeão 2019.



No sábado dia 27 de janeiro de 2019 o campeão mundial Magnus Carlsen pela sétima vez venceu o tradicional torneio de xadrez Tata Steel Masters. Este interessante torneio de 1938 a 1999 foi chamado como Hoogovens tournament. Entretanto, em 1999 o patrocinador Koninklijke Hoogovens se fundiu com a British Steel pertencente ao Corus Group, assim o torneio passou a se chamar Corus Chess até 2007, quando o Corus Group se tranformou em Tata Steel Europe. Desde então o torneio passou a se chamar Tata Steel, apesar da mudança de nome o histórico do torneio foi mantida.

Este ano o evento também foi marcado pelo anuncio do encerramento da carreira por parte do Grande Mestre (GM) Vladimir Kramnik, que foi campeão mundial de 2000 a 2007. Na solenidade final do torneio ele foi homenagearam pela sua brilhante carreira e contribuição ao xadrez mundial. Mas, uma coisa é certa: - o tempo passa.

Voltando a vitória do Grande Mestre Magnus Carlsen, o campeão, vamos destacar sua brilhante participação com uma das partidas, que chamou a atenção da plateia pela forma. A partida contra o Grande Mestre Jan-Krzysztof Duda, polonês, teve sacrifício de Bispo e muitos lances posicionais. É daquelas partidas que nos prendem à atenção, pois se perder o fio da meada tem que voltar e rever, para entender. Uma partida bem disputada de ambos os lados. Observa-se que o GM Duda preferiu no sétimo lance retornar o Cavalo para a casa f6, a fim de preservar o direito ao Roque (O-O) para as pretas. Esta decisão o deixou entrar por uma linha de jogo realmente difícil de jogar, devido os Peões dobrados na ala da Dama, que logo se transformam em um Peão preto isolado, e surge um Peão branco passado ainda no décimo quinto lance. Tanto que deixa Magnus Carlsen confortável para jogar o Bispo branco contra o Peão preto na casa h6 no décimo sexto lance.





Através do endine Stockfish do site “chess.com” limitando o tempo para sete minutos de análise, tivemos o seguinte resultado, apresentado acima. Veja que o jogo foi bem disputado até os lances finais, que houve um possível erro cometido pelo condutor das pretas.


REFERÊNCIAS:

Fontes: site da "Tata Steel" e módulo News do site "chess.com", também geramos o diagrama no "chess.com" site onde sou inscrito.
Foto inicial é um recorte de uma foto do site da "Tata Steel".

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987