Campeão Sênior Europeu de Xadrez 2019 acima 65 anos GM Jens Kristiansen

No texto de hoje vamos fazer referência a uma daquelas pessoas que mantêm sua longevidade no xadrez, mantendo uma regularidade em suas participações nos campeonatos oficiais. Este personagem é um Grande Mestre dinamarquês, Jens Kristiansen, que nasceu em 25 de Maio 1952 em Copenhague. Um de seus feitos memoráveis foi em 2012, quando ganhou o Campeonato Mundial Sênior de Xadrez (World Seniors Chess Championship 2012). E na Dinamarca venceu três campeonatos nacionais (1979, 1982 e 1995), também representou seu país por quatro vezes nos Jogos Olímpicos entre 1978 e 1990. E agora em 2019 venceu o Campeonato Europeu Sênior de Xadrez acima dos 65 anos, realizado no período de 05 a 15 de abril. Enquanto, que no mesmo evento o GM Zurab Sturua venceu a categoria Sênior masculino acima dos 50 anos.

                                     Foto: Do GM Kristiansen, totem dinamarquês, Olympic Palace Hotel

A ilha de Rhodes, Grécia, recebeu simultaneamente os participantes tanto do campeonato aberto europeu sênior, como do campeonato de amadores, feminino e masculino. Que aconteceu no Centro de Conferência do belo Olympic Palace Hotel.

A gente pode até perguntar. – De onde vem esta categoria sênior no xadrez?

A história é a seguinte: a categoria sênior no xadrez é relativamente nova comparada à história do xadrez. Em 1991 a Fédération Internationale des Échecs (FIDE) implantou esta categoria, que originalmente, tinha como idade limite 60 anos para os homens, e 50 anos para as mulheres. No ano de 2014, as limitações caíram, pois o Campeonato de Seniores foi dividido em duas diferentes categorias de idade, consequentemente, duas masculinas e duas femininas. Bastando aos participantes de cada categoria que alcancem os 50 e 65 anos até 31 de dezembro do ano do evento, respectivamente. Segundo os organizadores a divisão por gêneros favorece ao maior número de participantes possível, e tem dado ao evento maior movimentação.

Contudo, o diagrama ilustrativo abaixo faz referência a um jogo das Olimpíadas de 1982, Thessaloniki-GRE, em que GM Kristiansen venceu o GM Rogers.




Pelo visto a Grécia trás inspirações ao GM Dinamarquês, visto que em 2012 foi campeão do mundial sênior, e neste ano se consagrou campeão europeu sênior acima dos 65 anos. 

Agora o jogo abaixo está bem quentinho, estalando de novo, pois foi realizado neste mês de Abril de 2019, pelo Campeonato Europeu sênior. Veja a proveite o xaque-mate, mesmo com a instabilidade dos jogadores nos últimos lances, possivelmente, desgastados pelo tempo de jogo. Foi notoria a superioridade das pretas desde o início da partida.



Tem gente que é assim, não desiste nunca, o tempo passa e ele está ali firme como o vinho apurado pelo tempo.

Referência

- Diagramas gerados no site “chess.com” o qual sou associado.

- Observação: a anotação nomenclatura das peças nos diagramas está em inglês: R=Torre; N=Cavalo; B=Bispo; Q=Dama; K=Rei.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987

Xadrez - Apenas dois lances para vencer