Levando a taça de xadrez para casa


Conversando com o amigo José Tupinambá, contemporâneo de universidade, que também participou dos jogos Universitários de xadrez, questionou-me sobre a vitória de 1980. E perguntou o que foi marcante, então falei da saga depois do campeonato: levar a taça para casa. E ele sugeriu que este seria um bom tema para um texto. Assim, resolvi registrar estes momentos difíceis de esquecer. São lembranças que não esquecemos jamais. Numa noite de sábado, 12 de Abril de 1980, terminou o Campeonato Cearense Universitário de Xadrez no qual me sagrei campeão. Na ocasião três jogadores terminaram empatados com 5,5 pontos em sete rodadas (sistema suíço de emparceiramento). No desempate fui agraciado com o título.



Entretanto, não quero falar da consagração no campeonato, e sim, de como levei a taça para casa. Durante as rodadas, eu pegava dois ônibus para chegar ao local de jogo. Era muito legal, participava das rodadas e estava sempre pronto a ajudar a direção no que precisasse. E na volta pegava uma carona com um dos participantes, mesmo com a ajuda dos amigos, eu sempre tinha um trecho, que em que devia dispor de um ônibus ou mesmo seguir caminhando para completar meu destino. E assim foi até a última rodada. Sempre aparecia alguém que ia para as bandas do centro da cidade, ou mesmo passava perto de minha casa pelo bairro do Benfica.

Acho que devido a minha concentração, passei todos os dias sem vê a taça, nem sei se esta tinha sido mostrada antes, nem procurei saber que tipo, como era etc. Não ligava muito para isso, visto que existiam jogadores melhores qualificados, para ser o campeão. Durante a solenidade de encerramento, vi o troféu. Pensei, meu Deus como vou levar, perguntei se tinha como guardar no clube, para eu depois vir pegar. Mas, disseram que não havia a menor condição e não se responsabilizariam por qualquer coisa que pudesse acontecer. Tentei ligar para casa, para vê se o papai me pagaria um táxi. Mas, mamãe me disse que não dava, melhor seria deixar para a última semana do mês. Eu tinha que dar meu jeito. Ele tinha mais de um metro de altura, envolto num plástico transparente, brilhava, chamava a atenção.

Fiquei observando aquele monstro brilhante, enquanto o pessoal falava.

E eu pensava. – Como vou levar isso?

Contudo, neste dia, depois da solenidade de entrega dos prêmios. Não ficou um, tive alguns contratempos com a gravação do nome no troféu. Acredito que eles não tenham ficado chateados com o resultado, possivelmente, tinham outros compromissos.

Mesmo assim resolvi enfrentar a maratona. Peguei o troféu firme. Já estavam apagando as luzes desta parte do clube e todos tinham ido embora. Vi que a parada do ônibus ficava do outro lado da avenida a dois quarteirões. Fui andando e o pessoal na rua ficava olhando. A parada de ônibus estava deserta, a iluminação das ruas nunca foi boa, e neste dia a Avenida Santos Dumont parecia sinistra. Quando dei uma olhada no relógio, já passava da meia noite. Já era domingo. Até que em fim o transporte chegou. Dei um sinal e o ônibus parou e seguimos rumo ao centro da cidade chegou. Quando entrei no ônibus tinham uns cinco passageiros mais o trocador e o motorista. Todos olharam para a taça. Antes de passar pela catraca do trocador. Sentei numa cadeira no fundo do ônibus e um rapaz me perguntou, sobre o troféu. Respondi que tinha ganhado um campeonato de xadrez no clube do BNB de Fortaleza-CE. E toda pessoa que subia olhava e perguntava. Fui junto do trocador e perguntei como eu poderia passar pela catraca com o meu troféu sem danificá-lo. Ele deu uma ideia. Fez um sinal para o motorista parar na próxima parada, como já tinha pagado. Eu devia descer pela porta de trás e seguiria até a porta da frente, para colocar o troféu num ponto seguro sem perigo de bater. E assim foi feito. Agora toda pessoa que pretendia descer do ônibus vinha e me perguntava alguma coisa referente ao belo troféu. Contei a história do campeonato de xadrez para o motorista. Alguns perguntavam sobre o jogo de xadrez, como as peças se movimentam; como eram os quadrados do tabuleiro; quantos cavalos e outras perguntas. Até que chegamos à Praça José de Alencar. Agradeci ao trocador e motorista pela compreensão, e eles disseram que eu deveria conversar com o pessoal do outro ônibus. Fui para a parada do ônibus do Montese, que passava pelo bairro do Benfica. Fiquei sentado e as duas pessoas que estavam na parada começaram a conversar, para saber sobre o troféu. Contei toda história, repeti a mesma ladainha. Quando o ônibus chegou, falei com o motorista, que permitiu que eu entrasse pela frente e fosse acertar a passagem com o trocador. O trocador além de me atender ainda me questionou sobre a origem daquela taça. E falei um pouco do campeonato de xadrez.

Agora o caminho do ônibus não era só de asfalto liso, o que me deixou preocupado, pois o solavanco do carro no calçamento irregular de pedras de granito poderia causar algum dano à taça. Como minha cadeira ficava bem na frente, mais uma vez fui conversando com o motorista. E alguns passageiros me perguntavam sobre o campeonato, outros só olhavam aquela arrumação. Falei sobre minha preocupação, e o motorista resolveu dirigir com mais cuidado nos trechos irregulares. Para completar uma neblina fora de tempo apareceu para esfriar a madrugada. Quando o ônibus entrou na rua onde eu morava, falei que o ônibus ia passar defronte a minha casa. O motorista me perguntou qual era, então apontei, e prontamente o ônibus parou do outro lado da rua defronte minha residência. Agradeci a todos e desci com a taça ainda envolta no plástico. Eles seguiram o caminho e atravessei a rua, ainda me protegendo da fina neblina.

Em casa, meu pai me esperava e abriu a porta rapidamente, passei o portão e mostrei o grande troféu. Já passava de uma hora da madrugada, quando meus irmãos começaram a fazer algumas perguntas, que eu já tinha respondido ao longo do caminho. Mesmo assim, fui contando a história e os detalhes da conquista. E fomos ao quarto mostrar para mamãe, festejamos por alguns minutos. Quando a mamãe interrompeu, e nos falou que era tarde, e que todos deveriam dormir. Amanhã os festejos continuariam.

Observo que hoje não tenho este troféu, visto que cinco anos depois da conquista, minha casa foi invadida por ladrões, que dentre outras coisas levaram a parte material daquela taça. Contudo, não levaram as lembranças deste feito. E principalmente, a viagem até minha casa abraçado com o troféu foi uma epopeia inesquecível, onde encontrei pessoas interessados em conhecer o diferente. E gente disposta a ajudar, a fim de participar um pouquinho daquela vitória. Foi cansativo, tenso e gratificante tornando o resultado do campeonato ainda melhor, aumentando o feito e contribuindo para construir o caráter de um vencedor.


Referência:

- A foto foi composta pela minha foto do tabuleiro adicionado a um troféu similar, que recortei da internet, e retirei vários detalhes para ficar o mais parecido com o original. Que infelizmente não tenho mais a foto.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987