Xadrez - pagando na mesma moeda


Na vida existem muitos exemplos e ocasiões onde duas pessoas em posições antagônicas tentam impor seu ponto de vista, conforme a curta história de vida abaixo, tentando descontar como se fosse “olho por olho, dente por dente”. Buscando aplicar ao outro um tipo de lei de Talião, ou, lei de retaliação. Também, no xadrez as pretas em algumas aberturas ensaiam devolver os movimentos do time branco na mesma moeda, desta forma o jogo tem um inicio simétrico nos primeiros movimentos.



Hoje pela manhã durante o café da manhã, fiquei sabendo de uma história que se encaixa na expressão “pagando na mesma moeda”. Uma pessoa conhecida me contou que sua irmã se separou do marido, há algum tempo. Pois, a mulher ficou sabendo, que o marido a estava traindo com a sua melhor amiga. Então, resolveu devolver a traição, para não ficar por menos. Assim, antes do marido chegar do trabalho no fim do dia, ela resolveu sair pelos bares curtindo o “happy hour”. Entre um drinque e outro encontrou uma pessoa, que se afeiçoou, e seguiram juntos na farra e foram se conhecendo. Ela não dei notícias em casa. Na madrugada resolveu voltar com o companheiro de bebida, e defronte a sua casa no meio de uma praça, além de se mostra para os transeuntes com o amante resolveu receber o nascer do sol fazendo um “top less”, para chamar à atenção dos vizinhos, que iam para o trabalho. E as pessoas começaram a se aglomerar diante da cena daquela mulher em trajes de festa. Quando ela começou a discursar, falando alto e usando palavras de baixo calão, sorrateiramente o amigo de bebedeira resolveu sair à francesa. Entrou no carro e se mandou deixando a camisa e os sapatos, visto que ela falava com a camisa do amante na mão. E contava a sua infeliz história entre palavrões e insultos ao marido. Que por sua vez saiu de carro de sua casa com as filhas menores, neste momento, foi vaiado e insultado pela vizinhança. Terminado o show, a empregada de sua casa quase não a deixa entrar, atendendo as ordens deixadas pelo marido. Entretanto pela consideração a serviçal resolveu ceder. Quando chegou ao quarto encontrou uma grande mala, que já estava com parte de sua roupa. Logicamente, a separação não foi amigável e a luta pelas filhas começou.

E no xadrez existem aberturas em que o condutor das pretas resolve responder da mesma forma, isto é, responder na mesma moeda. Visto que o objetivo das pretas é buscar a igualdade o mais rápido possível, para depois se impor a fim de jogar pela vitória. Desta forma, encontramos posições simétricas, que logo são quebradas, tendo em vista o antagonismo de ideias existente no tabuleiro. Para exemplificar apresentamos abaixo duas partidas que ilustram esta vontade de responder na mesma moeda. Contudo, as partidas se desenrolam com inteligência emocional e tudo bem pensado dentro do possíveis, mesmo com alguns erros, naturalmente.

A partida abaixo atinge o sexto lance, numa posição simétrica, quando os jogadores adotam novas ideias e partem para o confronto.



A simetria da posição é quebrada no sétimo lance, quando as pretas desenvolvem seu bispo da dama e as brancas entram com o cavalo na casa d5. Veja a luta, que foi definida no tempo.



Voltando ao desfecho da história de vingança, que por sinal, foi muito mal planejada e sem nenhuma inteligência emocional, toda movida pelo calor da raiva. Em suma, depois da batalha judicial, a mulher perdeu a guarda das filhas, ficou sem casa e no acordo se sujeitou a ficar com uma quantidade de dinheiro aquém do requerido como compensação pelos bens deixados com o marido. E que este dinheiro já tinha acabado, pois desta última aventura a pobre mulher ficou grávida. E teve que pagar todos os custos da nova gestação, e também, pagar pelo tratamento das complicações da gravidez não planejada. E hoje mora num quarto no quintal da casa de parentes, e trabalha num bar de domingo a domingo. Infelizmente, ficou sem nada, porque não soube jogar o jogo da vida como o infiel, contudo inteligente, marido o fez. Li um pensamento de Nilton Mendonça, que é assim: “não devemos pagar nunca na mesma moeda, pois a vida te dá o troco”.

Referência

- Diagramas gerados no site “chess.com” o qual sou associado.

- Observação: a anotação nomenclatura das peças nos diagramas está em inglês: R=Torre; N=Cavalo; B=Bispo; Q=Dama; K=Rei. 


Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987