Jogando por servidor no Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro-CXEB


As partidas jogadas pelo computador na página do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro (CXEB) usando o servidor tiveram fim para mim no ano de 2012, deste então jogo apenas no site "chess.com". Para jogar no CXEB a gente se inscrevia para o torneio na página do clube, só que não era para jogar por carta, mais sim, por um programa de computador. Com uma cadência similar ao xadrez postal, mas sem a necessidade de ir aos correios e escrever uma carta a cada movimento, muito simples.



Lembro-me de quando no final dos anos setenta, os Correios eram eficientes na entrega das cartas pessoais simples. Faziam propaganda que entregavam uma carta em qualquer região do território nacional no máximo em três dias úteis, e era verdade. Mesmo jogando contra oponentes nos mais distantes locais do Brasil, a carta chegava rápido em média eram dois dias úteis. – Como eram eficientes e baratos. Isto me deixava impressionado com a eficiência desta entidade.

Contudo veio a modernidade do computador e seu e-mail tornando difícil e duradoura uma partida. Os correios foram desmontando sua dinâmica eficiente, quanto as carta. Tornando difícil a transmissão dos lances devido os extravios, pois estes passaram a ser frequentes. No final da década de oitenta, o tempo de trânsito de uma carta aumentou grandemente, o que eram dois ou três dias passaram a ser de quinze dias. Antes uma partida de cinquenta lances era em torno de um ano, ou pouco mais disso. Imagine de dois ou três dias para quinze dias, tanto que no início dos anos noventa, para se concluir algumas partidas que estavam em andamento o e-mail foi usado, conforme orientação dos diretores dos torneios. Embora, alguns abnegados continuaram jogando por carta até o fim. Contudo, todos foram incentivados a mudar para a novidade: jogar por computador no servidor do clube.

Depois que usei o servidor deixei para trás as cartas. E para ilustrar esta fase, editamos duas partidas disputadas por mim contra outros sócios do clube CXEB, minha denominação no clube era “2089PSS”.





Depois do empate. Na sequência temos uma de minhas vitórias. Solicito atenção na análise, que pode ser instrutiva e divertida de ser acompanhada na tela do computador.





Depois de analisar estas partidas, pude fazer uma autocrítica: – como estava jogando mal, não mudei muito. O jeito é sorrir. Nesta época o trabalho estava me tomando muito tempo, e mesmo assim era importante continuar jogando para manter a chama do xadrez sempre acesa.

Referência:

- Os diagramas das partida ilustrativas foram gerados e comentados por mim no site “chess.com” ao qual sou filiado;

- A anotação utilizada (Nome da Peça = letra inglês/letra português):  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P;


Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987