Xadrez – Vitória de Magnus Carlsen contra Wesley So na Copa Sinquefield 2015

Nos Estados Unidos quando a gente pensa em xadrez vem logo à mente a cidade Saint Louis, Missouri, como um dos principais centros de realização e organização de eventos enxadrísticos. Nesta cidade é realizada anualmente o Torneio de Xadrez denominado de Sinquefield Cup, que faz referência à homenagem ao casal Rex Sinquefiel e sua esposa Jeanne, os quais foram fundadores do Chess Club and Scholastic Center of Saint Louis. Este torneio tem como participantes renomados enxadristas devidamente convidados, dentre os quais tem figurado o campeão mundial de xadrez o Grande Mestre Magnus Carlsen (Noruega), que ganhou este torneio por duas vezes, 2013 e 2018, sendo que nesta última ele dividiu o primeiro lugar com mais dois GM Fabiano Caruana (USA) e GM Levon Aronian (Armênia). Também, ressaltamos que o GM Wesley So, que figura na partida que apresentamos abaixo, foi campeão deste torneio em 2016.





Sem dúvida o Grande Mestre e campeão mundial Magnus Carlsen é hoje o maior jogador de xadrez do momento, com técnica apurada e ideias inesgotáveis diante de um tabuleiro. Então, pegue uma de suas partidas, um jogo realizado de 2015 no torneio acima citado, e submeti a uma análise de um programa de análise no site “chess.com”. A margem de acerto do campeão e seu oponente são muito grandes, quase cem por cento, o programa motor de análise de xadrez fica maluco com os movimentos enigmáticos, que quebram a sequência comum de desenvolvimento histórico dos jogos de xadrez. Na análise não estão as considerações sobre tempo de cada jogador, nem sobre as pressões dos resultados anterior ou de jogos em andamento. Uma análise simplesmente técnica, que serve ao deleite e diversão do interessado em vê o desenrolar de um bom jogo.


Resaltamos o sacrifício de peões como uma das atrações do jogo, que estamos apresentando neste artigo. Visto que o sacrifício de peão é mais complicado que os sacrifícios de peças maiores, devido este ser utilizado para se obter em sua grande maioria uma vantagem posicional, e o campeão faz uso desta ferramenta como ninguém. Agora veja esta interessante partida realizada em Saint Louis em 2015 contra Wesley So (USA). 





A anotaçãodas Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P.


Referência

- Artigo do site chess.com que cita o tema de sacrifícios de peão por parte do campeão mundial: https://www.chess.com/article/view/magnus-carlsens-amazing-pawn-sacrifices

- O diagrama da partida ilustrativa foi gerado e comentado por mim no site “chess.com” ao qual sou filiado;




Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987