Xadrez – Uma carreira meteórica, Húngaro MI Béla Perényi


Trinta e um anos sem o Mestre Internacional Béla Perényi (20/10/1953 – 13/11/1988). Jogador húngaro conhecido por seu trabalho na teoria de aberturas. Em consequência deste trabalho foi reconhecido e homenageado em duas Variantes da Defesa Siciliana Najdorf que receberam seu nome. Sua carreira foi curta, visto que ele faleceu em acidente de carro no dia 13 de novembro do ano de 1988.




Estava folheando alguns livros, quando me deparei com as revistas de xadrez, Preto e Branco, dos anos oitenta, quando em uma delas achei a interessante história do Mestre Húngaro, e coincidentemente a data 13 de novembro saltou das páginas. E porque não registrar um pouquinho desta história. In Memoriam ao MI Perényi apresentamos abaixo um de suas partidas vitoriosas. Mesmo com uma carreira tão curta ele deixou um legado, que será eternizado toda vez que algum jogador invocar o lance idealizado pelo mestre.





O MI Perényi no começo de sua curta carreira nos anos setenta não tinha em seu repertório a Defesa Siciliana, como sistema de jogo corriqueiro. Já na década seguinte devido os apurados estudos sobre as aberturas. Este descobriu as linhas que receberam seu nome. Em 1986 esta forma de jogar ficou conhecida mundialmente, quando no dia 04/04/1986, Perényi quase ganhou do GMI Walter Browne, Norte Americano/Australiano, no Open de New York. Então, o jogador Germânico GMI Lobron ao ver a linha de jogo do MI Húngaro passou a adotá-la e a republicou alguns estudos pouco tempo depois. E o GMI Lobron no torneio de equipes pela Bundesliga veio a lograr êxito contra o GMI Chandler em Hamburgo, este evento disseminou os conhecimentos desta linha de jogo, e outras partidas surgiram.

Na sequência apresentamos a partida jogada por GM Eugênio Chinchila de Costa Rica e o GMGilberto Hernández do México em 1986, os quais utilizaram a linha de jogo estudada e anunciada pelo MI Perényi. Favor atentar para o décimo sexto lance do jogo abaixo.



Infelizmente, a partida apresentada com a linha de jogo anunciada, própria do time preto, não foi a vitoriosa, mas acreditamos que esta partida ilustrativa serviu para mostra com se joga a linha do Mestra in Memoriam.

Referência
- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição. 

Bibliografia

– Revista Preto e Branco; ano III, número 17 – Editora Promochess Ltda. Curitiba-PB, Brasil. Set/1987.

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987