Xadrez – Um pouco desapontado com o empate no fim de ano. E um feliz 2020!

Tem jogo que no futebol os jogadores costumam dizer, que só faltou a bola entrar. Pois, no xadrez existe jogo que não adianta, o adversário faz um lance fraco ou erra, e por sua vez, você começa a pensar que está dominado, e se empolga, e faz um lance fraco. E tudo volta a ficar igual como antes, e você sai de um quadro de pura euforia, para seu momento de quase irritação, uma chateação, um destes sentimentos que não pode prevalecer. Deve ser esquecido. Concentre-se na posição atual, quando o jogo é no torneio vivo, dito presencial, dá para levantar e caminhar dentre o tabuleiro e dar aquele tempo para respirar. Mas, no xadrez por correspondência é diferente, deixe esta partida por último, visto que a gente precisa sentar diante da posição e parar. Abrir um papel e começar a fazer anotações dos possíveis lances e suas prováveis sequências. Isto pode contribuir para que seu aproveitamento aumente, e quebrará o ciclo. Isto é, a "mesmice". Esta proposta não é infalível, na minha partida apresentada aqui, apliquei este método fiz as anotações, e gastei um bom tempo em análises, mas na hora de fazer o lance. Apareceu uma ideia miraculosa e fiz um lance, que já tinha descartado. Foi no vigésimo terceiro lance, meu oponente tinha feito um lance fraco e era a minha chance, mas acabei fazendo outro lance fraco. Caindo na monotonia da "mesmice", tudo igual. Fiquei nesse marasmo de estar relaxado deixando o tempo passar lance a lance, então é melhor empatar logo esse jogo e ir cuidar da vida.



Essa partida é uma dessas cenas, que a gente encontra uma vez ou outra. De vez enquanto vou à busca de imagens para servir de referência para os meus desenhos, na maioria das vezes não encontro nada que chame à atenção. Nestas caminhadas, quando vejo algo diferente vou logo tirando uma foto, para capturar aquele instante.  Num desses dias na cidade de Fortaleza, saindo para caçar imagens. Seguindo a caminho da praia de Iracema. O dia tinha amanhecido muito bonito cheio de cor, e fui com aquele otimismo sabendo que tudo daria certo. Foi quando ao entrar numa rua me deparei com a seguinte cena. Estava um homem caído, parecia estar bêbado, e trajava roupas boas e simples. Ornamentado por um saco de papel entre aberto com frutas saindo ao lado, como àquelas gravuras que as pessoas colocam na cozinha, e dentro do quadro estava um cachorro deitado dormindo bem aconchegado com a cabeça apoiada numa das perdas do homem. Também, estava o sol marcando o quadro com sombra e luz. Vendo a cena, apesar de triste, pareci algo exótico entre o bêbado e o cachorro. Um relaxado e triste, contudo o outro tinha um ar feliz. Procurei o celular para registrar o momento envolto em melancolia, mas tinha um apelo social. Cadê a câmera? Tinha esquecido em casa. E o celular? Estava descarregado, modulo "soneca". Tentei ligar um aparelho, para apenas uma imagem, um simples registro. Enquanto isso veio outra pessoa, e mais outra, que ao me verem parado, ficou olhando por um "peteleco" de segundos, e logo foram acordar o pobre homem caído, então alguém trouxe um café. Enquanto, celular estava ainda reinicializando. Droga! Perdi a cena e fui embora, e fui me perguntando: como é que a gente sai para capturar imagens e não leva uma câmera ou um celular devidamente carregado? 







Ficou um misto de irritação, frustração ou desapontamento no ar, assim como no empate desta simples partida. Quando falei desta situação, falaram-me que no caso da partida o fato está consumado. Contudo, no caso da cena um dia caso queira poderá desenhar ou pintar esse momento, Isto é verdade, mas quem sabe um dia?


Feliz ano novo, com saúde, muitas realizações e que o leitor encontre a felicidade no ceio de sua família. E também desejo que continue na busca incessante por conhecimento. Feliz 2020!

Lembramos que a partida acima apresentada foi jogada no "chess.com", modulo daily chess.

E sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.


Referência
- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987