Xadrez – Reverência à Rainha de Katwe

Imagine viver num país, onde as disputas políticas fervilham em torno da manutenção do poder em meio a golpes militares, corrupção e intervenções em guerras regionais. Desde o tempo do Protetorado de Uganda, subserviente à Inglaterra de 1894 a 1962, até os dias de hoje, República de Uganda. Neste país muitos dos que não fazem parte da horda do poder vivem em favelas e vilarejos rurais. Pois, o gasto com a formação de exército, armamento e corrupção tem grande espaço no orçamento. Enquanto, o enfrentamento às situações socialmente problemáticas e a busca de resolução para elas, a fim de que pelo menos seja reduzido o fardo, bem como a carência da população marginalizada, que não encontra respaldo dentre as classes dominantes, assim tais ações são negligenciadas. Consequentemente, esta falta cria comunidades envoltas por doenças, fome, ignorância e violência. Dentro deste quadro apareceu uma pérola, Phiona Mutesi, que através do esporte se sobressaiu e teve sua vida mudada, depois que ela encontrou o xadrez. Ou, de certo o xadrez a encontrou.



De comunidade humilde, paupérrima, que se chama Katwe, vendendo espigas de milho quando menina, agora passa a comandar um exército. Dentro de um tabuleiro de sonhos e esperança, Phiona vai à luta em busca de uma vida melhor. Luta esta descrita em livros, que se tornou filme, e a tirou de uma favela da Uganda, levando-a para terras distantes do seu pobre lugarejo e trazendo vitórias. Hoje, esta menina está numa Universidade dos Estados Unidos e sonha em voltar para sua terra, para trabalhar com crianças e dar oportunidade a outros para saírem da base da grande pirâmide da pobreza. Enquanto isto vai jogando seu xadrez, que a salvou do destino sombrio de milhares de meninas pobres que vivem em favelas não só da África, mas favelas sul-americanas e em outros lugares do mundo.
Apresentamos aqui uma de suas partidas nas Olimpíadas de xadrez de 2014 na qual Phiona representou seu país com brilhantismo.




Sober as anotações e pontuações do diagrama veja as observações abaixo.

Falando em fome, esta é uma experiência que os habitantes deste planeta não deveriam passar. Isso me faz recordar de um período que passamos em Fortaleza, quando o Ministério da Agricultura, onde o papai trabalhava, atrasaram nove meses os salários de seus funcionários. Foi um dos períodos mais difíceis que passamos. Durante a semana tínhamos a merenda escolar, a gente até repetia duas ou três vezes a tigela de mingau de aveia. Para mim duro era o final de semana. Todo o dia da semana papai ia ao Departamento de Fomento do Ministério para trabalhar, mesmo sem receber, visto que não podia faltar para não perder o emprego. Assim, depois das dezessete horas saia para fazer alguns trabalhos avulsos de eletricidade e hidráulica, mas nem sempre seus clientes pagavam o acertado. E ele voltava somente com a promessa e de vez enquanto contava com a ajuda de amigos, para arranjar um pouco para casa. Era uma luta, o pouco arranjado era dividido para nós cinco, isso tornavam os sábados e domingos intermináveis, e quando tinha um feriado era uma tortura, algumas vezes a geladeira só tinha água. A gente tinha em torno de oito anos, mas estes momentos são marcantes. Ainda bem que este tempo passou, e também encontramos nos estudos a chance para buscar uma vida melhor. Por isso, falo com um pouco com propriedade da luta da família de Phiona Mutesi.

Confira esta outra brilhante partida de Phiona Mutesi analisada por Rafael Leite.


O vídeo acima é uma abordagem divertida e fácil de entender de Rafael Leite, que tem um canal no Youtube, do qual sou seguidor. 

Observação

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P;
  
- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.


Referência

Informações sobre o filme Rainha de Katwe: https://pt.wikipedia.org/wiki/Queen_of_Katwe



Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987