Jogos de xadrez em pleno carnaval, fevereiro/2020


O mês de fevereiro de 2020 está acabando inclusive o carnaval se foi. Conclui duas partidas de xadrez no site “chess.com”, as quais vão ser mostradas abaixo. Tirei para descansar. Não é aversão a esta festa brasileira de origem europeia. Até gosto de um samba, frevo, axé e musicas do gênero, mas a composição da festa em si. Ir para uma cidade, uma praia, um clube ou uma rua para fazer parte de um trio elétrico ou bloco, tudo isso já fiz. O pessoal esquece todas as mazelas e vai para a folia. Mas, não entendo esta festa, que move muita gente, verdadeiramente move o país todo dias, antes e dias depois. Acho que o começo deste questionamento foi quando eu ainda era jovem.



Quando penso que antes saia para a festa de carnaval de qualquer jeito, só ou acompanhado, nada me impedia de aproveitar a festa. Tinha uns dezoito anos. Sabe aqueles dias que nada dá certo. Sai de casa num dia de carnaval pela tarde, tinha no bolso pouco dinheiro, assim fui caminhando rumo à Avenida Duque de Caxias no centro de Fortaleza. Era lá o desfile dos Blocos e Escolas de Samba da cidade. Tinha muita gente fantasiada passando para as concentrações dos blocos carnavalescos. Não consegui entra nas arquibancadas para vê a passagem das Escolas de Samba, havia um empurra-empurra. Então, caminhei pelas ruas próximas. Os bares estavam cheios de pessoas mal-encaradas e corria entre elas um cheiro forte de bebida misturado com cigarro, então resolvi não ficar por ali e fui caminhando até o final daquela concentração de gente. Ao dobrar uma esquina um homem caído, e outros dois pegando os seus pertences. Um deles virou para mim e colocou o dedo nos lábios fazendo sinal para eu ficar calado. Assustado. Resolvi voltar de costas devagar até que corri em retirada, eles correram em minha perseguição, entrei na multidão, empurra, diz licença e empurra, fui jogado para um lado e sai no meio da passarela do samba, tinha muito papel e confete pelo chão. E eu sem direção, esbarrei numas cordas e forcei a entrada. O espaço era restrito, os presentes ficavam querendo vê qual era a próxima atração, resolvi ficar quieto, então percebi uma mulher comendo pipoca e puxando um menino, que vinha em minha direção, subi um pouco mais na arquibancada. O espaço era o mínimo, e alguém pedindo para eu sair da frente. Veio o guarda e tive que circular, conforme ele gritou. No final entre um trailer e a arquibancada tinha um cara fantasiado de palhaço agarrado com uma mulher, estavam grudados. Que beijo! Pedi licença para passar, e os dois nada. Então, aumentei a voz pedindo passagem. Foi neste instante, que a mulher me pegou pelas bitacas, o cara tentou me chutar e torci o braço da mulher e ela me soltou. Escapei por debaixo da arquibancada, tinha uns fios e a luminosidade não era boa, já estava anoitecendo, mesmo assim rapidamente encontrei uma fresta no tapume. Passei, depois fiquei pensando, aquela mulher tinha força de um cara, suspeito que na verdade eles eram dois sujeitos. Escapei por pouco. Fiquei sentado no meio-fio da calçada, apenas vendo aquelas pessoas. Não entendo esta alegria. Resolvi voltar para casa sem entender. O braço estava arranhado, a camisa rasgada, o chinelo estava soltando e o ombro doía um pouco. Nem contei que perdi os trocados com a confusão. Festa maluca. Melhor jogar xadrez com a turma. Depois disso, em outros carnavais vivenciei outros causos, até que me fizeram compreender que este é um feriado para eu descansar e ficar em casa. Não é para mim.

Reportando-nos ao xadrez, temos duas partidas as quais eu venci neste mês de fevereiro, entretanto para dizer a verdade os oponentes resolveram perder para mim. Vocês verão como é fazer um lance equivocado e ficar esperando a pancada do oponente, que tinha tudo para vence. Ganhar aquela peça forte e correr para o abraço. E para nossa surpresa, ele também falha e nos dá a oportunidade para vencer. E eu que falo tanto em não subestimar o adversário e tudo mais. Subestimei e falhei feio isso é um fato, que noutra oportunidade voltaremos a abordar. Assim, fui presenteado. Talvez por ser este o mês do meu aniversário: – Quem sabe?


Lembro que meu avatar é "psshqib", também caso queira jogar xadrez o site "chess.com" é dez!




Referência
- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

Autor: Paulo Sérgio e Silva.
\PSS


Comentários

  1. Puxa que carnaval do passado arriscado! Realmente a melhor opção foi se garantir no xadrez neste ano de 2020.

    ResponderExcluir
  2. Como ninguém queria ir fui sozinho, e foi problema kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987