Xadrez – Onde fica Yekaterinburg? O Torneio de candidatos 2020 está sendo lá.


Mesmo com a onda do COVID-19 (corona vírus) solta pelo mundo, o campeonato mundial masculino de candidatos 2020 da FIDE, para desafiar o atual campeão mundial GM Magnus Carlsen, não parou. Esta sendo realizado na Rússia numa cidade chamada Yekaterinburg. Não é porque está tão longe que o vírus não tenha chegado por lá: é que os jogadores chegaram antes. Atualmente, as estradas para Yekaterinburg-RUS estão sendo monitoradas por bloqueios sanitários, para verificar a temperatura e estado de quem quer ir até esta bela cidade russa. Na abertura o Presidente da FIDE Arkady Dvorkovich: deu boas vindas aos participantes e destacou que este é o campeonato de maior importância do mundo enxadrístico, e que diante da situação crítica que o mundo se encontra diante do vírus, que perigoso e alardeado por todo mundo, deixou claro que a entidade seguiu e está seguindo todos os protocolos das Autoridades Mundiais de Saúde. Na ocasião também, discursou Evgeny Kuyvashev, Governador da Sverdlovsk Oblast (Região) saudando os organizadores e jogadores, destacou que na Região existem 20.000 jogadores profissionais de xadrez e destes 2.500 são crianças e adolescentes. E que pela primeira vez estão recebendo um torneio desta magnitude. Outras autoridades também discursaram.



A partida que mostramos hoje foi realizada em 22 deste mês de março pela quinta rodada. Foi o encontro entre Nepomniachtchi, Ian (2774) - RUS e CHI - Wang, Hao (2762). A partida foi muito disputada, entretanto no final ficou parecendo que o condutor das pretas foi muito apressado no abandono, visto que o computador acusava ainda a possibilidade de empate, mas em vista da superioridade de material do oponente Wang preferiu abandonar. Esta atitude nos reporta a uma história, onde a atitude dos prisioneiros de um Rei malvado era similar à atitude do condutor do time preto na citada partida do Torneio de Candidatos.


Não sei o autor desta história, mas um amigo postou no site “chess.com,” que se desenrola assim. – Há muito tempo num lugar muito longe daqui, possivelmente no velho mundo, estavam travando uma guerra muito violenta. Neste país havia um Rei que era temido por todo o mundo. Quando ocorriam algumas prisões, tinha uma maneira muito curiosa de castigar os prisioneiros. Estes eram levados em meio a uma sala, donde havia arqueiros de um lado e de outro. Em frente, só havia uma porta imensa com umas figuras de caveiras e cadáveres gravadas, também estavam cobertas de sangue. – Uma vez na sala, o Rei os dizia que tinham duas opções: morrer pelas flechas de seus arqueiros, que as apontavam a todo o momento, ou através da passagem dessa porta de ferro. O rei sempre acrescentava: – “atrás desta porta eu os estarei esperando.” Ao final, todos os prisioneiros escolhiam a mesma opção: morrer nas mãos dos arqueiros. Todos tinham medo de conhecer o que se escondia por detrás da porta, qual era o destino que os esperava.

Um dia, o arqueiro comandante acercou-se do Rei e o perguntou: – “Alteza, poço perguntá-lo algo?” – “Claro arqueiro.” – “Alteza, que há detrás da porta?” Respondeu o Rei: – “comprova por ti mesmo.” Então, o soldado com muito medo seguiu até a porta de ferro e a abriu pouco a pouco. À medida que ia abrindo a porta, ia vendo com os raios do sol penetravam no espaço do salão. Quando a abriu totalmente, surpreendeu-se muitíssimo. Pois, detrás da porta havia um longo caminho de saída do Castelo.

O Rei se acercou dele e o disse: – “detrás da porta havia a liberdade. Eu os deixava escolher entre a morte e a liberdade, porém nenhum se atreveu a abrir a porta e correr o risco que havia por detrás. O medo às vezes nos impede de arriscar e apostar em busca dos caminhos mais corretos da vida”.
Contudo, voltando à partida, talvez Wang estivesse com a razão, mas ele não pagou para vê o que havia por detrás da porta. Os comentários da partida objeto deste artigo foram traduzidos por mim da edição da partida no site “chess.com”, algumas expressões foram suprimidas e outras acrescentadas, entretanto o texto original em inglês está descrito no link do item (2) de referência deste artigo, ressaltamos que estes comentários são de grande qualidade, realmente muito bom, e que teve com autor da análise o GM Dejan Bojkov.

Nota: neste dia 26 de março o torneio foi interrompido, visto que o governo russo decretou o fechamento da Região e o isolamento de seus cidadões, devido o COVID-19. As sete rodadas iniciais estão valendo, e futuramente o torneio será retomado a partir de sua oitava rodada.


Observação


-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P. 

-   A foto deste artigo é uma composição de partes de fotos retiradas da internet, também, do site "chess.com".

Referência

Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS
  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987