Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987

Neste tempo de quarentena. Praticamente uma reclusão domiciliar forçada, contudo ficamos ouvindo opiniões diversas, onde uns optam por defender a vida e outros por defender apenas a economia. Os noticiários cheios de números ruins e as “LIVES” dos artistas a fim de levantar fundos para os necessitados deste desastre mundial, chamada de COVID-19. Deixando estas coisas de lado, temos um pouco mais de tempo para rever e revirar os livros antigos, tirar a poeira das estantes. Pois, muitos destes livros destas estantes são consultados verdadeiramente em momentos melancólicos, porque não dizer nostálgicos. Mesmo não tendo este lado poético agora, esta é uma ótima opção para preencher nossa sede de aprender e reviver momentos históricos. Não esquecendo que com as adversidades presentes temos que manter o astral em alta.



Então, deparei-me com o livro Informator, Chess Informant Fide 1987, este belo livro traz as paridas realizadas no citado ano. E lá pela página 274 por acaso encontrei duas partidas disputados por Kasparov e Karpov, realizadas em Sevilha-ESP. Match pela disputa do título mundial. Em 1987, não era fácil acompanhar os eventos enxadrísticos, aqui no Brasil, mesmo sendo uma disputa pelo campeonatomundial da FIDE. Estava eu torcendo pela manutenção do título por Kasparov, e isto aconteceu de forma emocionante.

Existiam outras coisas acontecendo além da disputa pelo título maior do xadrez mundial no ano de 1987, que também chamaram minha atenção. Só para lembrar, no Brasil foi constituída uma Assembleia Constituinte; o presidente Sarney com seu congelamento de salários e depois os gatilhos; Piquet tricampeão mundial de F-1 e a Seleção de Basquete do Brasil ganhou o PAN. E eu embarcando, desta vez estava indo para o mar e levando meu jogo de xadrez na mala. Era uma aventura, belas vistas e riscos eminentes, no meio do mar uma cidade de metal e concreto funcionando todo o dia, o dia todo. E a comunicação com o exterior era péssima, ainda hoje é, mais naquele tempo era muito mais difícil. Nos meus campeonatos por correspondência, eu deixava as cartas preparadas, abertas e seladas com um texto faltando só o lance de resposta, para minha esposa preencher e enviar quando recebesse minha indicação. Quando eu conseguia ligar para casa, além das conversas corriqueiras minha esposa me informava os dados das cartas recebidas no período, caso este lance estivesse igual ao que eu esperava, ela apenas fechava a carta e enviava, e se o lance não fosse o esperado eu anotava e respondia depois. Quando necessário, depois do telefonema corria para o tabuleiro e minhas anotações, e varias vezes tarde da noite eu conseguia uma chamada, para responder o lance pendente. Como o tempo para responder os lances era acumulativo, em média dois dias por lance. Quando não estava viajando eu tentava fazer o maior número de lances neste período, para acumular tempo, pois para cada 10 lances deveriam ser usados 20 (vinte) dias acumulados nas respostas, contudo não importava se você gastasse tantos dias neste, ou naquele lance, o importante era o acumulado. Desta forma, no período de viagem, eu podia desfrutar de uma maior flexibilidade para compensar a precariedade da comunicação com a nossa residência. Tinha plataforma com um telefone para mais de centro e cinquenta embarcados. Imagine a fila. Pelo menos, nas plataformas centrais tínhamos jornais e revistas, e de vez enquanto eu encontrava alguma noticia de xadrez nas folhas esportivas. E entre idas e vindas, eu trabalhava e ia jogando o meu xadrez e acompanhando o desenrolar do match pelo campeonato mundial.

Para esclarecer um pouco sobre esta questão de tempo de resposta. Vou tentar neste curto parágrafo descrever o cálculo para determinar o tempo gasto para responder a um lance recebido no jogo por correspondência, então: tomando-se a DATA DO CARIMBO DA MINHA CARTA RESPOSTA menos a DATA DO CARIMBO DA CARTA RECEBIDA com o lance do meu oponente, assim tenho o tempo total entre envio e resposta, agora descontamos o TEMPO MÉDIO de trânsito dos correios das cartas entre a cidade do meu oponente e a minha, então temos o citado tempo de resposta

Depois de entender esse cálculo, vamos divertir com a nossa partida ilustrativa, esta foi a partida 24 de um total de 24 partidas, por certo a última partida do match de 1987, entre Garry Kasparov e Anatoly Karpov. O campeão Kasparov tinha que ganhar para manter o título.



Outras vezes eu viajava para uma cidadezinha, quando ficava num hotel, então a comunicação era mais fácil, assim todo dia era possível tocar melhor os meus jogos por correspondência e sabre o que estava acontecendo no mundo. Muito diferente da vida de confinado numa plataforma com poucos espaços, muita pressão, pouco lazer, muita responsabilidade, sujeito a um alarme repentino, o jeito era extravasar em comida e em conversa com os amigos, principalmente, naquela época. Hoje as instalações se modernizaram, transporte, segurança e as leis melhoraram o ambiente como o todo, entretanto ainda assim é uma vida difícil de encarar.

Naqueles dias no final do ano de 1987, quando desembarquei fui procurar numa banca um jornal, para saber como tinha sido o match. E fique sabendo da emocionante virada na última partida. Pois, Karpov havia ganhado a penúltima partida da disputa, partida 23 de 24, e ficou com um ponto na frente, assim jogava pelo empate na última partida para ter o título. Na última partida Kasparov manteve o título de campeão mundial de xadrez jogando brilhantemente. Vibrei com o resultado. E Kasparov depois disse que os repórteres espanhóis transmitiam as partidas com vibração, como se esta fosse uma partida de futebol. Onde ele sempre foi bem acolhido. Quando li esta afirmação, fiquei pensando, quanta diferença na obtenção dos resultados de um jogo de xadrez de um país para outro.


Observação

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

Referência

Acesso aos dados do match.


Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular