O Jogo de xadrez na vida do grande escritor russo Tolstoy

Tenho muita coisa para aprender, e minha estante está cheia de livros aguardando para serem lidos. E estava procurando algo diferente para ler. Ultimamente tenho lido livros de biografia, e desta vez estava procurando um tipo de romance. Quando me deparei com um livro bem robusto, intitulado "Ana Karênina" de autoria de Leo Tolstoy. Era o que estava procurando, e mãos à obra. Alguns dias depois em meu tempo reservado ao xadrez, enquanto fazia minhas jogadas no site “chess.com”, diante de um adversário de nacionalidade russa. Que coincidência. Nos momentos da leitura também tem Rússia na história escrita por Tolstoy.

Então pensei, se o autor do livro é russo é bem provável que jogue xadrez, e fui pesquisar na internet. E encontrei algumas partidas do Senhor Lev Nikolayevich Tolstoy (09/09/1828 a 20/11/1910), o escrito russo também era comumente chamado na lingua inglesa por Leo Tolstoy. Nasceu em 1828 em Yasmaya Polyana a 200 km ao sul de Moscou. Em 1836, mudou-se com a família para Moscou. Depois da morte de sua mãe ele foi criado pela tia, que o ensinou alemão, e com o pai, os primeiros movimentos de xadrez na infância. Um ano depois de chegar a Moscou seu pai falece. Em 1845, entra para a Universidade, mas dois anos depois abandona os estudos, e vai passar outros dois anos em São Petersburgo ainda tentando se firmar nos estudos. Em 1850, volta para Moscou e se alista no exército russo. Em 1852, publica seu primeiro livro "infância". Entre 1854 e 1855, foi lutar na guerra da Criméia. Quando retorna para São Petersburgo resolve se dedicar a literatura e segue jogando xadrez com amigos. Depois de se declarar anarquista vai à Paris, onde perde todo dinheiro jogando na noite parisiense. Então, retorna para terra natal, e em 1862 se casa com Sophia Andreievna, que o ajudou e incentivou em sua vida literária. Em 1877, publica o livro "Ana Karenina", além da literatura e xadrez, também era simpatizante da causa camponesa. Se não fosse a família teria doado todos seus bens para esta causa. Contudo, algumas curiosidades sobre o famoso escritor, conforme o site chesshistory em referência, no final do século XIX, quando ele se estabeleceu em São Petersburgo e depois em Yasmaya Polyana com sua família, também se entusiasmou em estudar xadrez. É sabido que sua esposa e filhos sabiam jogar xadrez, e que a família jogava entre eles como se a vida dependesse dos resultados. Havia mesas em vários cômodos da casa, que eram marcadas com tabuleiros de xadrez, para facilitar os embates com amigos e familiares. Outra curiosidade é que os cães e outros pets da família recebiam como nomes as peças de xadrez.

Para ilustrar apresentamos duas partidas de Leo Tolstoy contra seus amigos, onde a primeira partida ele venceu e na outra ele foi derrotado. A vitória de Leo Tolstoy foi contra o Senhor oponente da realeza 'gegen den Fürsten Ivkoff, em 1897.


Observamos: no diagrama abaixo o programa não entendeu o acento gráfico no nome Fürsten Ivkoff.



Na segunda partida jogada em 1909, Leo Tolstoy – Aylmer Maude,  aqui o condutor das brancas termina sendo derrotado deve ter sido o peso da idade, visto que esta foi realizada um ano antes de sua morte e com a saúde já abalada.


Observamos: a partida foi jogada em 31/05/1909, a data do diagrama abaixo está com o ano corrente.

Espero que tenham se divertido com as partidas descontraidas realizadas de forma amistosa pelo nosso ilustre personagem. Além de escrever romances, ele também escrevia contendas de xadrez entre amigos e familiares.



Referência

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

-  Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido as partidas. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

- Site chesshistory (histórias do xadrez): https://www.chesshistory.com/winter/extra/tolstoy.html

Bibliografia
Autor Tolstói; livro "Ana Karênina"; tradutora Mirtes Ugeda; publicação de 2003; Editora Nova Cultural Ltda; São Paulo-SP. 2003. Em referência a Biografia do autor no anexo do livro.



Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987