Xadrez – Torneio Memorial Razuvaev de blitz - Nov/2020

 

Neste mês de novembro/2020, aconteceu o Torneio Memorial Razuvaev de blitz em meio a esta pandemia da COVID-19. Na final o Grande Mestre (GM) Vladimir Kramnik, ex-campeão mundial, na sexta-feira, 06 de novembro de 2020, ganhou o Torneio Memorial Razuvaev de blitz ao derrotar o GMEvgeny Tomashevsky, em jogo online, via internet, atendendo as exigências da Organização Mundial de Saúde. No playoff final, onde foram realizadas duas partidas Vladimir Kramnik ganhou a primeira e empatou a segunda fazendo um escore de 1,5 a 0,5.


Conforme a FIDE os jogos de xadrez da modalidade blitz, xadrez rápido, estão submetidos ao seguinte controle de tempo: 10 minutos ou menos para cada jogador. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, preferencialmente os jogos recebem 3 minutos para cada jogador no relógio e 2 segundos de incremento por cada movimento, adicionando alguns atrasos, isto é, os ditos “delays” do equipamento. Então, uma partida que tenha 60 lances deve atingir aproximadamente de 8 a 10 minutos no total. Entretanto, para este torneio em questão o regulamento definiu partidas de 5 minutos mais 3 segundos de incremento por lance, desta forma uma partida de 60 lances pode chegar a um máximo de 15 minutos de duração. Na primeira fase do torneio os oito participantes foram emparceirados pelo sistema chess-robim, onde todos jogam contra todos, e na segunda fase ficaram para a final em dois jogos os GM’s Evgeny e o Kramnik, como citado acima.

Enquanto isso. Eu acompanhei o torneio como podia, pois nessa pandemia ficamos sem empregada até agora e temos que fazer umas tarefas domésticas para compensar. E o torneio acontecendo, e como as partidas são rápidas, se você sair alguns minutos, perdeu. Vai ter que se virar para se atualizar e pegar o fio da meada com o torneio em andamento. Também, hoje temos a vantagem da internet, então mais tarde, pelo youtube a gente pode rever o que aconteceu. Acho sem graça, mas acontece. Mesmo assim, consegui acompanhar o torneio em maior parte. Muito bom poder acompanhar eventos como este online. Coisas dos dias atuais.

Para ilustrar o tema abordado apresentamos a partida em que o GM Vladimir Kramnik conseguiu a vantagem na primeira das duas partidas finais.

Você pode até perguntar quem foi Razuvaev? Desta forma, os artigos sobre o torneio fazem referência ao homenageado, visto que o mesmo é em memória do notável treinador Razuvaev.

Um pequeno resumo da vida de Razuvaev. Seu nome completo: Yuri Sergeyevich Razuvaev (nasceu em Moscou; 10 de Outubro de 1945 – faleceu em 21 de Março de 2012) foi um historiador por profissão, e também se destacou como jogador, treinador e um talentoso comentarista esportivo do xadrez. Jogou na URSS (União Soviética) nos anos 80 e 90, tornando-se Mestre Internacional (MI) em 1973 e Grande Mestre (GM) em 1976. Para mais detalhes temos abaixo o endereço do site “chess.com”, que dá mais detalhes do referido torneio.

 

 

 

Observação

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

 

- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.

 

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P; 

 

Referência

(1) https://www.chess.com/news/view/kramnik-wins-razuvaev-memorial-blitz

 (2) https://en.chessbase.com/post/kramnik-wins-razuvaev-memorial-2020

 

Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987