Xadrez – Momento inesperado no aniversário de Seu Carlos um torcedor roxo do Ceará

Em algum momento o jogador de xadrez se depara, com uma situação onde tudo para. Um lance inesperado, e vem a dúvida o que fazer. E de alguma forma deve ser encontrada uma solução rapidamente, que seja o menos prejudicial possível para o andamento da partida. Na partida que joguei contra um integrante do time holandês no site “chess.com”, apresentada a seguir, no décimo primeiro lance o oponente erra. E fiquei com duas opções para trocar uma peça (Cavalo ou Bispo) por uma Torre. Parei e fiquei pensando, pensando, e pensando em qual seria o caminho certo. E fiz o lance! Também errei! Perdi a oportunidade de ter uma melhor vantagem. São situações como esta, que a gente se depara pelos caminhos da vida. Nos momentos mais imprevisíveis possíveis. Assim lembrei de um fato simplório, quase hilário, que aconteceu em 1995. Há vinte e cinco anos atrás, como o tempo passa. O impasse vivido num aniversário se assemelha ao momento em que o oponente faz uma jogada inesperada.



Fui convidado para um aniversário por um amigo de infância, que me disse que o pai dele torcia Ceará Sporting Club (agremiação chamada carinhosamente de “vozão”) assim como eu, e o tema da festa sempre era o time do coração. Desta forma, ele não admitia torcedor do rival em sua festa, esta uma regra que todos deveriam saber. Os dias se passaram e a data estava chegando. Uns dois dias antes comuniquei que ia a festa do velho amigo de minha família, pois era um vizinho amigo de meu pai e nós estudados com os filhos dele durante o secundário e o preparatório do vestibular. Seria ótimo relembrar os momentos felizes e saber como os amigos estavam indo. A festa foi num sábado, o dia estava maravilhoso, contudo a minha sogra tinha programado uma saída para almoçar. Lógico, que nós estávamos incluídos nesta programação. Deixei bem claro que elas iriam sem mim, e insiste que eu estava indo para a festa de meus amigos. Então, quando estava preste a sair para o aniversário minha esposa fez confusão querendo ir para festa, e que a mãe dela deveria ir também, pois o pessoal convidado para o almoço tinha desistido.

Depois de muita discussão: eu cedi. E finalmente fomos levando minha sogra, devido às últimas discussões esqueci que a “penetra” era torcedora do Fortaleza. E ainda não me lembrei da advertência enfática do caro amigo Zé, filho do aniversariante: – era imperativo que a festa fosse apenas para torcedor do “vozão”. Estacionei próximo e fomos caminhando entre os carros até o endereço. A casa toda decorada de preto e banco, as toalhas das mesas, as bandeirinhas, os pratos e o bolo. E para completar o quadro, todas as pessoas presentes estavam devidamente uniformizadas, tanto os convidados como os que estavam servindo, todos com a camisa do time do Ceará, tudo era vozão.

Lembrei o requisito para a festa, quando resolvi voltar. Mas, o Senhor Carlos aniversariante morador do bairro do Benfica, numa casa próxima do Estádio Presidente Vargas, veio nos receber com um grande sorriso, depois de rápida apresentação ele observou nossas vestes. Disse que eu estava correto, pois vestia uma camisa branca com o símbolo do Ceará. Infelizmente, as duas Senhoras uma de roupa estampada e a outra vestida de vermelho estavam destoando dos convidados. Então, informei que elas decidiram de última hora me acompanhar.

Então, ele disse alegremente: – Ah, tá explicado. Entrem! Temos camisas extras. Vamos providenciar. 

E minha sogra respondeu de pronto: – Meu time é o Fortaleza. Não precisa providenciar estamos bem assim.

Tudo parou por um instante, os segundos pareciam horas. Não havia lugar para eu enfiar a cara; que vergonha! Então, ele humildemente colocou a mão no meu ombro, e disse: – esse ano vou fazer uma exceção. Em nome da sua amizade com meus meninos, e a minha com seu Nelzinho (meu pai). Vamos providenciar uma mesa num lugar discreto, para que não seja notada. Contudo, terá uma condição, peço que aceitem a companhia de um vizinho, que vou chamar. Ele tem 21 anos e nunca permiti que estivesse presente em meu aniversário, visto que ele também é torcedor do outro time.

Ficamos numa mesa num canto, da qual retiraram a toalha e ornamentos e os símbolos alusivos ao Ceará, que foram substituídos por uma toalha branca e pratos comuns. A festa estava boa. Recebemos a companhia do vizinho, que parecia ser uma pessoa legal. Vez ou outra vinha o aniversariante, que passava para coversar um pouco, e fazer algumas brincadeiras sobre o time rival e falar do passado. Muitas gargalhadas, muita gente alegre, e boa comida e música. Notei que os meninos só deram uma passada na mesa por gentileza, mas não falamos como das outras vezes, nem relembramos os velhos momentos de estudo e brincadeira em família. O jogo de bola com a vizinhança, as ditas “peladas”, que lembranças. E o tempo voou. E chegou a hora das despedidas.

Então, o Senhor Carlos cumprimentou as Senhoras, e estávamos saindo. As Senhoras seguiram rumos ao carro e ele me puxou, para um adendo final. Então, ele me falou: "– fiquei muito grato pela sua presença. Tudo de bom a sua família." Senti vergonha pela desfeita. E fui para o carro sem dizer uma só palavra. E a vida continuou e nunca mais voltei a fazer contato com os velhos amigos. E não mais fui convidado para algum evento naquela casa.


Então, na partida ilustrativa acima temos aquele momento da história acima, aquele momento em que o tempo pára. Fazer o quê? Pelo nono lance veio a primeira dúvida, lance que começou a definir o ruma da partida. Assim, é a vida, existem momentos em que os rumos são traçados por uma escolha, impensada. Nunca mais tive as portas abertas, quando do aniversário do Seu Carlos, visto que poderia eu levar minha sogra (torcedora do outro time). Contudo, a vida continua... 

Observação

-  No diagrama da partida ilustrativa. Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E qu anto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.

 

- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido (referência item um).

 

- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P.

 

- A foto é uma composição que teve como base a foto avulsa da internet.

 

Referência

(1)     Diagrama oriundo do “https://www.chess.com” site que sou associado.

 

 

 

 

 

 

Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987