Xadrez, jogo e vida: sucinta retrospectiva do ano 2021

Se fosse possível representar este ano que findou por uma figura, esta é a de um “trem-bala”. O ano de 2021 passou rápido, mas a pandemia que está entre nós permaneceu com seus altos e baixos. A gente sendo ajudado pela ciência, a vacinação é uma boa realidade, que vem apresentando grandes resultados, mas temos a vontade de nos soltar, e voltar a aglomerar. Juntar-se aos demais entes queridos e festejar seja o que for. Este foi o cabo de guerra deste ano. Mas, o inimigo e suas mutações sempre mais contagiantes. E nós fizemos nossas viagens aqui por perto, para não cair na “mesmice”, apenas uma foi mais distante, para fora do nordeste brasileiro. E como o tempo não pára, o xadrez também não, e acompanhei tudo sobre xadrez pela internet.


Fiquei ligado na internet praticando o meu xadrez diário, para manter a chama acesa não com afã, mas com leveza, por este jogo muito especial que é o xadrez. Continuei diariamente acessando o meu site (referência-1), para dar andamento as minhas partidas. Em 2021, joguei 40 partidas, das quais ganhei 30, perdi 4 e empatei 6, assim comecei o ano com um rating (observação-1) de 1973 e terminei o ano com 2034. E quanto as viagens: fiz cinco visitas à capital do Ceará, Fortaleza. E viajei por outros cinco lugares, Foz de Iguaçu-PR foi a mais distante, esta viagem eu recomendo. É muito legal. Visitamos as cachoeiras, fomos a Ciudad del Este no Paraguai, fizemos compras, passeamos no catamarã, conhecemos o marco da divisa entre os três países Brasil, Paraguai e Argentina. Na viajem seguinte visitamos a cidade de Cabaceiras-PB, conhecer museus com a história da “Roliúde” do nordeste, trilhas nos lajedos, pontos comerciais e a culinária com sua carne de carneiro, ou como dizem, carne de bode. E neste lugar com seus lajedos, que tem a fama de ser o lugar que menos chove no Brasil, pegamos uma chuva muito forte numa tarde de sábado, mas não atrapalhou o passeio até deixou o lugar mais ameno. Noutra viagem fomos à Gravatá-PE, onde fizemos um tour para conhecer a cidade e seu centro comercial de artesanato, uma rua com muitas novidades e utensílios para decoração. Noutra oportunidade viajamos para a cidade de Bonito-PE, onde visitamos o centro comercial, Igrejas, e provamos a bela culinária regional ao jantar no restaurante Cearense, depois conhecemos o teleférico da cidade. Como fazemos todo ano, antes do natal, fomos para a bela cidade de João Pessoa-PB, com sua bela beira-mar, mercado de artesanatos e a praia do Jacaré com seu maravilhoso por do sol, e fizemos uma bela caminhada a beira-mar. Nestas viagens seguimos os protocolos e cuidados com a Covid-19, os responsáveis sempre lembrando da máscara e do álcool. Contudo, o marcante para mim neste ano que passou foi a mudança do meu filho para o Canadá. Que foi com minha benção em busca de seus sonhos. E quanto ao futebol, presencialmente vi apenas um jogo do Ceará Sporting Club, o meu vozão, o restante dos jogos foram vistos pela televisão.


No xadrez mundial o principal evento do ano de 2021, foi a luta pelo título mundial, onde GM Magnus Carlsen manteve o título máximo do xadrez. Neste duelo contra o desafiante russo GM Ian Nepomniachtchi tivemos muitas emoções. Ora, vibramos com o campeão, e por vez sentimos um aperto no coração com as falhas do desafiante, que sentiu o peso de representar uma grande potência enxadrística. Não desmerecendo os méritos e força do norueguês Magnus Carlsen, que não deu chance alguma para o azar. Jogou firme e obstinado. Agora, pondo-se no lugar de quem erra diante milhões de pessoas, que esperam o maior desempenho dos melhores jogadores do mundo. Foi dolorido e angustiante a meia hora, que depois de errar Nepomniachtchi levantou e só voltou meia hora depois, para continuar a partida e depois se dar por derrotado. E o campeão norueguês com folga fez jus a manutenção do título mundial. A disputa foi realizada em Dubai nos Emirados Árabes neste final de ano.


Também, no final do ano. O Campeonato Mundial de xadrez Rápido e Blitz terminou no último dia 30 de dezembro, na Polônia, com as surpreendentes vitórias do Grande Mestre de 17 anos do Uzbekistan, Nodirbek Abdusattorov (Rápido), e o Grande Mestre de 31 anos da França, Maxime Vachier-Lagrave (Blitz).

Enquanto no Brasil o campeão nacional foi o GM Luis Paulo Supi, paulista de Catanduva, que conquistou seu primeiro título do brasileiro absoluto aos 25 anos de idade. E também aos 25 anos, no feminino, a WMF Júlia Alboredo, natural da cidade de São Paulo, conquistou seu primeiro título brasileiro.


Falando em Brasil. Não esquecemos que a condição de vida da maioria dos brasileiros piorou em 2021, principalmente, os menos favorecidos, onde o rico ficou mais rico e o pobre mais pobre; e, quem estava meio da pirâmide social ficou apertado. A inflação batendo a porta, sorte que o povo brasileiro vai achando um jeito. Pacificamente, assiste as altas dos combustíveis, energia, alimentos, vestuários etc. “Impassível como a lua cheia”, palavras de Vinícios de Moraes. E, vai sobrevivendo como se não houvesse jeito, outro jeito. Na contramão, foram os partidos políticos, estes, sim, ficaram mais ricos. Mas, tudo bem! Outras preocupações atingiram a pátria, como: a insegurança, que continua a mesma; a educação que continuou sendo atacada; a saúde, que saúde, na verdade sem saúde, quando não foi a Covid-19, foi uma gripe que atingiu o cidadão. Mas, tudo sem solução, e vamos vivendo “sem medo de ser feliz”. Lembrando Gonzaguinha e seus versos magistrais.


Depois desta retrospectiva com um jeito de desabafo. Voltemos ao meu pequeno mundo. No ano passado. Muitos conhecidos se foram desta para melhor, uns pelo vírus da pandemia, e outros por outros problemas de saúde. Conforme os marcantes pensamentos de Steve Jobs. “É a agência da vida”, completando seus ciclos a medida que nossa idade vai avançando pessoas vão ficando pelo caminho, para dar lugar aos novos que estão chegando. A vida vai sempre se renovando.


Contudo, aqui em Natal-RN, iniciamos as festas de fim de ano com uma reunião com amigos, foi um encontro muito alegre e festivo. Logo depois seguimos para Fortaleza-CE pouco antes do natal, para encontrar familiares e amigos na terra alencarina. Os encontros foram muito divertidos, graças a vacinação que nos permitiu frequentar tais eventos. Os passeios e visitas foram renovadores com lembranças, afetos e fotos. Tudo muito legal! E agora vamos para o quê 2022 tem para nos mostrar.


Desejamos um feliz ano novo, em especial, a você leitor. Um ano de 2022 com muitas realizações.


Observação


1 -   Rating, palavra inglesa, que é um método de pontuação utilizada para determinar a força relativa entre jogadores de xadrez, conforme o resultado de suas partidas, método este que foi inventado pelo físico americano Arpad Elo.




Referência

1www.chess.comsite ao qual sou filiado.




Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987