Xadrez e vida: um dia 28 de Fevereiro

Acordei e logo fui ao banheiro, para escovar os dentes. Enquanto seguia o meu procedimento de sempre, fiquei pensando: hoje é meu aniversário. É um dia especial por certo, pelo menos para mim. Então, que temos nesta data? Busquei pela folhinha do calendário, que sempre está na cozinha, nela temos detalhes sobre cada dia do ano. Olhei a folhinha e para minha surpresa, como? Não existe nenhum dia mundial disso, não tem nenhum dia nacional daquilo. Não é feriado, como não? Hoje é o segundo dia de Carnaval. Digo para mim mesmo numa constatação, o segundo dia de Carnaval. Lembro que toda segunda-feira de Carnaval não é feriado é um dia facultativo. O feriado está na terça-feira“gorda”. Assim, hoje não é feriado e… passei a estudar a folhinha com calma. Não é possível, que não exista uma especialidade numa data tão bonita. Último dia do mês. Até isso não é, por toda vez, nem sempre é o último dia do menor mês do ano, existe o ano bissexto, que tem um dia a mais e recebe o dia 29 de Fevereiro, uma data para lá de complicada. Mas, vamos explorar o nosso dia de aniversário. Olho para folhinha novamente.


Qual é o santo do dia? Pois, todo dia é dia é santo, como diz o dito popular. E encontro os nomes dos santos, que são: Justo, Romão e Serapião. Antigamente, costumava-se batizar os filhos ou filhas, com o nome do santo do dia. Verdadeiramente, não me identifiquei com nenhum destes nomes, não me imagino com outro nome que não seja Paulo. Nome de santo do novo testamento, mas não é deste dia. Que importa? Sorte minha, penso. E vou procurando mais detalhes, a cor do dia é verde. Gosta desta cor, e os números da sorte, já vi folhinha que trazia uma série de números da sorte, parecia palpite para loteria. Até pensei em aposta. E o meu dia está sem número da sorte, acho que temos o número 28, também, o 2 que correspondente a Fevereiro, o ano não vale, muito manjado como palpite. Uma data simples para terminar o mês é assim esse dia.

Muito interessante, vejo um texto, um ensinamento. “Coragem é a resistência ao medo, o domínio sobre o medo, não a ausência do medo”, Mark Twain. O medo é um bom tema, para se discutir. No jogo de xadrez, quantas e quantas vezes vi partidas serem perdidas por causa do medo. A gente sente na hora, que o jogador tremeu na tomada de decisão. Se existia um lance claro, que poderia levá-lo a vitória, ele pensou e pensou começa a pensar. Contudo tinha um porém, existia um risco no caminho. É arriscado? E quanto mais velho o jogador menos ímpeto, visto que ao longo do tempo o furor da juventude vai dando lugar a segurança da cautela.

Vi o seguinte texto, mas não lembro onde. “Soldado jovem não tem medo de morrer”, mas o medo se faz presente a todo momento, contudo este medo deve ser gerido. Se um soldado que vai à guerra e tem medo de morrer, ele não é um covarde. Isto é normal, o ser humano deve controlar e usar o medo a seu favor. Depois que ele está dentro do fogo em meio a batalha, quanto mais jovem, mais rápido ele se envolverá na luta sem consequências. Fica ignorante quanto ao risco, e faz sacrifícios, que numa posição normal este nem pensaria em fazer. No nosso dia a dia, o medo muitas vezes não nos permite chegar aos nossos objetivos. O certo é que Mark Twain está muito certo ao afirmar que não existe a ausência do medo, ele está ali todo tempo, para ser usado como um item de defesa, deve ser muito bem trabalhado e dominado.

E a folhinha tem uma citação do novo testamento, que apresenta uma sigla Pd. É referência ao evangelista Pedro, que diz. “Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,” 1 Pedro 1:5, (capítulo 1 de Pedro, versículos de 1 a 5). Estas são palavras de cautela, que nos indica que devemos nos manter na fé. Este é um tema interessante, para debulhar e pensar neste dia de reflexão. Na sequência aparecem as leituras bíblicas recomendadas para o dia são, igualmente, elas são do testamento de Pedro (depois verei a sugestão). E continuo a buscar, vou para o verso da folha, onde está um texto de Chico Alencar, que fala do Carnaval, como era marginalizado pala sociedade nos anos iniciais do século passado. Alguém lembra ou ouviu falar dos anos que começam com os números um e nove; mil novecentos e alguma coisa? Pois é, o século passado. Nasci lá, no século que passou. E o texto me informa que a notoriedade do Carnaval, só ocorreu do ano 1932 para cá. Ano do primeiro desfile das Escola de Samba do Rio de Janeiro, que neste ano faz noventa anos. Justamente num ano sem o Carnaval tradicional, devido a Covid-19, dita pandemia. Vou pegar uma ducha, para começar o dia. E o celular começa a receber mensagem de felicitações, aparece uma que me chama atenção. É minha instrutora de ginástica lembrando que hoje tem academia. Recebo os parabéns da mulher, e o telefone toca e recebo os primeiros votos de felicidades pelo “Grambel” e tudo mais. E continuam as mensagens dos diversos grupos do aplicativo do celular, são os amigos se manifestando.

E quanto as notícias, enquanto me arrumava, ouvi no rádio que na guerra dos russos contra os ucranianos, está havendo uma reunião para discutir a solução do conflito. Olha aí! Hoje pode passar a ser um dia histórico. Paro um pouco e consulto o telefone móvel, tento responder algumas mensagens. O certo é que não teremos festa, não preparei nada. Nem vamos ter um jantar num restaurante como sempre a gente fazia.

Peguei uma leve refeição como pré-treino, e fui me encaminhando para academia. No instante que estou saindo, para eliminar os excessos de gordura, fui convocado para pegar uma torta no fim da tarde, pelo menos vamos sair da dieta neste dia especial. E vamos ter “parabéns para você” virtual!

Escrevi ontem depois do almoço, e não quis modificar. Entretanto, depois de pesquisar na Internet achei a data do dia Nacional da Ressaca. Assim, vou adicionar que por outras fontes encontrei que o dia 28 de Fevereiro. No Brasil é o Dia da Ressaca. E no mundo, é o Dia Mundial da Doença Rara e Dia Mundial de Combate a LER/DORT (Referência-2).


Referência

1www.chess.comsite ao qual sou filiado.

2 – https://www.fashionbubbles.com/datas-comemorativas/28-de-fevereiro/


Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987