Xadrez e jogo: Vozão ganhou do Palmeiras em SP

Era um sábado que começou com outro dia comum. Vi meu calendário: nove de abril de 2022. Fui fazer minha caminhada pela manhã, como chamo, esta é “minha volta pelo quarteirão”. E fui caminhando sem preocupação vendo as pessoas e os carros passando. As construções estavam revestidas de um dourado alegre envoltas pelos raios do sol, que saíam de um céu azul e algumas nuvens brancas. Enquanto, era presenteado pelas belas imagens deste dia colorido, vinha a minha mente o que este sábado poderia me apresentar. Sempre que lembrava do match de mais tarde do Ceará Sporting Club (time do Vozão), vinha um pensamento de que este jogo seria muito difícil, principalmente vencer na casa do adversário, são treze anos sem vencê-los pelo brasileirão em São Paulo. Ah! Um empate, seria muito bem-vindo.


Nada como um belo banho depois da caminhada. Fui a meu estúdio para continuar uma pintura com lápis de cor. E as horas foram passando, depois entrei na internet para atualizar minhas partidas de xadrez, e seguida treinar um pouco de xadrez num programa “LucasChess”. Depois do almoço, voltei ao computador para vê alguma notícia, e vê alguns exercícios de inglês, mas sem concentração me rendi. Olhava do lado e vinha a mente, algo sobre o jogo do Vozão; ele nunca venceu o Palmeiras em São Paulo pelo campeonato brasileiro, e assim foi. Aproveitei para dormir um pouco, fui para o quarto com cuidado para não acordar minha esposa. Eita! Acordei depois das cinco da tarde, a noite já está quase chegando. Tomei um banho para despertar, e logo veio a hora do jantar. Falei com meu filho por vídeo. E finalmente o jogo começou às nove horas.

As apostas apontavam que o adversário venceria fácil, cem por cento dos jornalistas de uma emissora paga firmaram palpite de que o vencedor seria o Palmeiras. Pois, o Ceará estava com técnico novo, Dorial Júnior, e que ainda está se adaptando. Também, o time vem de dois grandes fracassos nos campeonatos cearense e Copa do nordeste. Enquanto, o grande Palmeiras amassou o São Paulo na final do campeonato paulista. Este foi o quadro apresentado para o início do jogo. E completando o cenário, aqui em Natal-RN começa a chover nesta noite, quem diria que poderia chover neste dia, que começou tão bonito aqui no bairro de Candelária. Seria um aviso dos Céus?

No começo do jogo percebi que o nosso time estava com uma postura de enfrentamento, não estava recuado, e fazia suas jogadas diante do grande adversário. E logo veio o primeiro gol para o Vozão, gol contra, agora passei a acreditas que estávamos próximo de um bom resultado, quem sabe um empate? E ainda estava me acostumando com o placar favorável, quando o nosso Vozão fez o segundo através de Medonza, não acreditei. Os jogadores adversários pressionando o árbitro da partida, que se mostrou fraco. Houve um lance, onde a bola batei na mão do zagueiro do time paulistano dentro da grande área, mas os árbitros de campo e vídeo não viram. Contudo, se fosse contra o time alvinegro, logicamente, este quadro de árbitros apontariam a penalidade máxima a favor do Plameiras. O que não foi o caso. E o forte adversário diminuiu, agora o Vozão tinha dois gols contra um dos palmeirenses. Terminou o primeiro tempo. No segundo tempo teve muita emoção, e o Ceará aos quarenta através do novato Lucas Ribeiro fez o terceiro, e nos minutos adicionais o Palmeiras fez o seu segundo gol de pênalti. Depois disso o juiz do jogo adicionou bastante tempo, devido algumas confusões, até que aos cinquenta e sete minutos do segundo tempo o jogo acabou. Nesta temporada o time paulista estava a dez jogos sem perder em seu campo. Então, ganhamos do bicampeão das Américas e atual campeão paulista.

Brindando este momento, segue um problema (puzzle) de xadrez para se divertir. Na posição abaixo, as brancas jogam e temos xeque-mate em dois lances. Descubra o lance chave!


No puzzle acima existe apenas um lance branco, que as pretas não têm como sair, pois se o lance certo de brancas é executado, qualquer lance preto não salva o Rei.

Para finalizar este artigo. Agradecemos aos jogadores titulares e reservas. Registramos que o Ceará iniciou a partida com: João Ricardo (goleiro), Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard, Rodrigo Lindoso e Sobral; Vina, Lima e Mendoza.

Referência

1 – www.chess.comsite ao qual sou filiado;

2 – A fonte do puzzle é o programa Lucas Chess. Composição do argentino Eduardo Sadier, do livro “50000 positions of mate in 2"    https://sites.google.com/site/edusadier/theartofdirectmateintwomoves

Chave do quadro acima: 1-Cc8





Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987