Xadrez – Trapaças, novos programas e modernidade

Vamos abordar um assunto muito velho, mas que tem se modernizado conforme a evolução tecnológica, onde o trapaceiro tem evoluído tanto quanto as máquinas. A impressão que temos atualmente é que no xadrez a inteligência das máquinas já superou em muito a capacidade de cálculo dos nossos grandes mestres, ainda humanos. Até os conhecidos como “supermestres” são treinados com base na forte capacidade de cálculo de programas computadorizados. E pensar que antes dos anos noventa, as máquinas eram tidas como se fossem autômatos, usados como lazer e passatempo. Pensava-se, que era impossível que elas pudessem vencer um humano de alto rendimento.


Até que em 1996 nos Estados Unidos, o fantástico GM Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez na época, enfrentou o programa de computador da IBM denominado “Deep Blue” num match acompanhado por todo mundo. No qual o ser humano, Grande Mestre, venceu por 4 a 2; este resultado gerou muitos comentários; e olhem, o computador fez dois pontos diante do número um do mundo. Então, os programadores se puseram ao trabalho, a fim de corrigir as falhas. No ano seguinte ainda nos Estados Unidos, foi promovida a revanche do match entre o homem contra a máquina, logicamente a equipe da IBM tinha implementado melhorias ao programa com base nos comentários e críticas oriundas do último encontro. Desta vez, o computador venceu pelo escore de 3,5 a 2,5; este resultado decretou: que as máquinas poderiam vencer os humanos dotados de grande conhecimento do nobre jogo. A sair do último jogo o Grande Mestre se descontrolou e abandonou o match acusando os programadores de trapaça; contudo, algum tempo depois as suspeitas foram esclarecidas. Eram questões técnicas, e havia manipulação. Mas, uma coisa era certa. A máquina conseguiu superar o mais forte jogador de xadrez do mundo. Este marco fez com que os programas deste então fossem melhorados e melhorados.

Hoje, conhecidos como “engines” (motores, em inglês), as máquinas têm seus próprios campeonatos, e vislumbram até uma linguagem e forma de jogo própria. Interessante, é que mestres e especialistas podem reconhecer em momentos críticos de uma partida se este, ou aquele lance, tem característica de um movimento sugerido por um humano, ou por um engine. Estes programas atualmente auxiliam comentaristas no acompanhamento de grandes eventos do xadrez mundial, bem como nos treinamentos dos renomados jogadores. Agora qualquer um basta ter um computador, tablete ou um celular smartfone munido de um programa engine, para se transformas num Grande Mestre em xadrez dentro ou fora de casa. Com as novas tecnologias, por exemplo, basta filmar, ou fotografar uma posição de tabuleiro, que o “scaner” do programa informa o melhor movimento num piscar de olhos. Além disso, existem dispositivos minúsculos de intercomunicação, que aliados aos programas podem burlar os mais sofisticados sistemas de segurança dos eventos enxadrísticos, assim nos grandes torneios presenciais os enxadristas precisam ser vistoriados da cabeça aos pés, mas é difícil fazer isso no online, que ainda não tem uma regulamentação específica. Quem rouba no online não é punido no presencial, não existindo uma relação entre o virtual e o presencial.

Por conta destas modernas facilidades, desde setembro de 2022, o xadrez mundial está mergulhado numa crise envolvendo denúncias de trapaça (cheating em inglês) justamente no seu alto escalão. É neste momento de crise do xadrez mundial envolvido em denúncias de trapaça, que devem aparecer as melhorias necessárias nas regulamentações para coibir este comportamento abusivo de alguns.

Resumindo a história do atual caso de trapaça. Este apareceu para o mundo, quando o atual campeão mundial GM MagnusCarlsen perdeu um jogo para o GM Hans Niemann no torneio Sinquefield Cup em Saint Louis, Estados Unidos. No dia seguinte da derrota o campeão abandonou o torneio sem declarações. Isso gerou diversas reações de instituições e do público em geral, enquanto isso, houve pouca ação de defesa do suposto acusado de trapaça. Inclusive, apareceram declarações do próprio Niemann admitindo ter trapaceado no jogo online, mas que tinha sido tempos atrás, através de jogo disputados no site “chess.com”, do qual ele foi banido na época do ocorrido. Além disso, nada foi constatado nos últimos eventos, entretanto a acusação velada ficou no ar. Para piorar as coisas, dias depois o campeão GM Magnus, em outro evento, se recusou a jogar contra o GM Niemann e abandonou a partida logo no início. Mais manifestação surgiram em decorrência deste fato, e muito foi dito por todos que vivem o xadrez como os jogadores, comentaristas, “youtuberes”, site especializado e a FIDE, contudo se existiu trapaça nos últimos jogos presenciais, esta não foi evidenciada. Nada foi comprovado de fato. Apesar de ter indícios de trapaças por parte do acusado em vários outros jogos no passado, além do admitido. Diante disso, neste mês de outubro, o GM Niemann abriu um processo milionário contra o campeão mundial; e também contra o site “chess.com” e outros.

Relatamos resumidamente, a crise que ocorre atualmente no xadrez mundial, que nos faz refletir sobre a necessidade de atualizar as leis e normas, para se adequarem as novas facilidades trazidas pelo avanço das tecnologias. É triste que um jogo de cavalheiros, não só nas maneiras, nas prendas; mas, também no jogo limpo, estar exposto a estas maracutaias.

Observamos hoje em nosso dia a dia. Não é de se admirar que isso esteja aparecendo diante das facilidades de registro, gravações, imagens em tempo real das ações de jogadores; administradores; e ampliando, até de governantes de Estado e pessoas em geral. Nos deparamos com desmentidos de imagens gravadas, mensagens de “fakenews”, que nos cercam pelas mídias sociais. Esta modernidade, aliada a mentiras e falta de caráter só pode terminar em trapaça. Resta esperar que as leis sejam atualizadas para acompanhar a evolução tecnológicas, e venha tirar do convívio social e esportivo os trapaceiros, para que tenhamos uma sociedade formada por verdadeiros cidadãos.





Referência

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Match_Garry_Kasparov_vs_Deep_Blue

  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Controv%C3%A9rsia_Magnus_Carlsen%E2%80%93Hans_Niemann

  3. https://www.chess.com



Autor: Paulo Sérgio e Silva

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