Xadrez é um esporte pouco divulgado no Brasil

Mostramos abaixo apenas uma partida de xadrez como milhares que são jogadas a cada dia, contudo esta traz os encantos das inumeradas possibilidades. Qualquer jogador se pergunta todo tempo: - qual o melhor movimento nesta posição? Esta questão se mostra cheia de respostas, que só aumentam com o passar dos lances, e porque não, ao passar do seu tempo, a cada movimento são somadas novas possibilidades. Deixando o cérebro pequeno, para tanta opção, para tanto caminho. Este é um jogo fascinante, que tem muitos adeptos no Brasil, pessoas de classe alta, média e baixa, mas ainda parecem poucos.


Infelizmente, não existe interesse dos órgãos de comunicação aberta nacional em divulgar os feitos dos jovens mestres brasileiros. Participamos como brasileiros das Olimpíadas de Xadrez, participamos de grandes torneios internacionais como Tata Steel, e ficamos sabendo que o Brasil está com vaga no Mundial de Xadrez deste ano, 2023. E ninguém fala em rede nacional, para que todos os brasileiros saibam que eles têm seus representantes no mundo do xadrez globalizado, notícia esta que está latente pela internet. Xadrez é um esporte, tão vivo como: o futebol; o voleibol; o surf e outros, assim como estes esportes o xadrez está em muitos países.

Começamos a nos questionar, sobre este descaso da grande mídia. - Será ignorância pura? Ou, acham que não combina com o brasileiro a intelectualidade do xadrez. Ou talvez uma vertente política. Este silêncio na rede de rádio e televisão do Brasil, possivelmente seja para não despertar no povo, que eles também são inteligentes? Visto que se ficarem sabendo, que se fazem representar nos mais distantes países em torneios de xadrez fascinantes, onde os melhores jogadores do mundo estão presentes. Assim, eles vão começar a questionar as coisas, e deixar de ser massa de manobra subserviente de uma mídia manipuladora, será? Será que este seja o motivo? Manter o povo ignorante de sua capacidade de pensar e crescer, como os brasileiros que saíram de nossas vilas, cidades e Estados. E agora são convidados a frequentar os maiores torneios do mundo. 

Citamos vários esportes, que aparecem diariamente nos noticiários de rede aberta nacional, mas o xadrez não tem encontrado espaço. Por outro lado: - será que acreditam que falta emoção neste jogo? Ou, que não existirá quem patrocinará os programas esportivos dessa modalidade? Ou, que simplesmente o povo não gosta? E vão fazendo a programação deixando de lado feitos de jovens, que deixariam qualquer brasileiro orgulhoso. E o silêncio dos rádios e televisões contrastam com as mídias sociais, e dos canais especializados na internet, que circulam numa esfera que muitos brasileiros desconhecem. Diante de magníficos jogos de nossos mestres. Será que não desconfiam, que existe muita emoção no jogo de xadrez?

Na partida ilustrativa datada de 01 de fevereiro de 2021, jogada pela internet, existem elementos de análise, que estão carregados de emboscadas emocionantes. Repassando a partida vamos sentindo as incertezas e os erros humanos cometidos. Não é uma conta exata, apesar de ter cálculos, visto que temos pessoas com suas variedades de emoção. Até os melhores jogadores do mundo podem soltar uma peça, quem acompanha jogos de xadrez já deve ter visto isto acontecer. Então, existe uma emoção no jogo, que será sentida com mais profundidade a medida que o conhecimento sobre o esporte for aumentando




Observação

-   Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.


- Esta análise foi feita por mim no ambiente do "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.


- A anotação das Peças= inglês/português:  Torre=R/T; Cavalo=N/C; Bispo=B/B; Dama=Q/D; Rei=K/R; Peão=P/P;


Referência

(1) Texto sobre o jogo de Xadrez: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez


(2) Site onde jogo xadrez pela internet: https://www.chess.com


Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987