Xadrez – Campeonato Mundial de Xadrez 2023

Neste mês de abril de 2023, está sendo disputado o match, que apontará o campeão mundial de xadrez. Assim, para inciar vamos relembrar, que aos 23 anos, em 2013, na cidade de Chennai - Índia, o Grande Mestre (GM) Magnus Carlsen se tornou campeão mundial ao vencer o GM Viswanathan Anand, o então campeão. E nos acostumamos a vê seus feitos ao participar dos torneios oficiais de xadrez clássico e modalidades rápidas. Magnus sempre é notícia ganhando ou perdendo, até mesmo quando abandona um torneio, o brilho do evento é ofuscado, porque todos querem vê suas escapadas e reviravoltas diante de adversários ávidos por uma vitória sobre o campeão mundial. Agora ele vai continuar jogando, mas sem o peso do título máximo do xadrez mundial.


Figura 1 - Os cumprimentos inaugural do match 2023

Depois de 10 anos como detentor do título de campeão mundial, o GM norueguês Magnus Carlsen passará o título a um outro jogador, por ter se recusou a jogar esta final sob a alegativa de que não se sentia motivado, para enfrentar este tipo de disputa em defesa do mundial. Isto abriu precedente para que dois novos personagens assumissem o match final. Então, o primeiro destes candidatos é o GM russo Ian Nepomniachtchi, não tão novato assim, pois no ano passado lutou para conquistar o título e foi derrotado. Mas, agora teve nova oportunida ao ser qualificado no torneio de candidatos como o desafiante ao título. Contudo, devido a recusa do atual campeão, o GM Nepomniachtchi jogará contra o GM chinês Ding Liren. Por sua vez o GM chinês ocupou a vaga na disputa, pois ele era o próximo da lista de candidatos qualificados. Assim, o par de jogadores foi formado, e já começaram a disputa neste mês. Estamos acompanhando esta luta que tem apresentado diversas possibilidades, o GM russo tentando impor suas linhas de jogo bem preparadas, contra o GM chinês que vai tentando seguir o match fugindo daquelas linhas de jogos tradicionais, pois sabe ele que o russo tem um time de preparação muito forte. E também, o russo Nepomniachtchi já tem experiência neste tipo de torneio por ter disputado a match do ano passado, quando o GM Magnus ratificou seu título. Enquanto isso, para o chinês Ding tudo é novidade. Por isso mesmo o novato na disputa começou os dois jogos do match visivelmente nervoso, desconfortável ao sentar ao tabuleiro passou boa parte do tempo na sala de apoio, vindo ao palco de jogo apenas para fazer os movimentos.

A disputa está sendo realizada na cidade de Catana no Cazaquistão, motivo pelo qual no Brasil os jogos podem ser acompanhados pela internet no período da manhã, aproximadamente no período de 6:00 às 10:00 da manhã. Nos canais especializados os torcedores chegam aos poucos curiosos, comentando no chat da transmissão ao vivo. No canal em português os presentes são em média a 2000, enquanto no de língua inglesa mais de 100.000. Convoco aos interessados que acessem os canais especializados, caso queiram, acompanhar um campeonato mundial ao vivo.

Para ilustrar, vamos citar alguns momentos da oitava partida, onde postura do GM Ding mudou, veio bastante agressivo e conseguiu boa vantagem, conforme diagrama (i).

Diagrama (i), as pretas jogaram Dh4

A vantagem do banco é imensa, e o GM russo jogou da Dama em h4, ameaçando uma série de xaques ao Rei banco. Neste momento o GM Ding resolveu jogar Rd1, em vez de capturar a Torre em d8, e o condutor do bando preto tomou o peão em g5. E parte da vantagem do branco desapareceu.

Entretanto, alguns lances seguintes aconteceu um lance brilhante, veja a posição do diagrama (ii), o Bispo branco ameaça o Cavalo preto, esperando que ele volte. Adivinhe para onde o Cavalo preto foi?

Diagrama (ii), as brancas jogaram Bf3 atacando o Cavalo preto

Para a surpresa de todos, inclusive dos especialistas, que estavam comentando o evento. O Cavalo preto capturou o peão branco em f2, conforme diagrama (iii), igualando o jogo e o condutor das brancas viu sua vantagem desaparecer completamente. Tudo ficou igual.


Diagrama (iii), depois da captura do peão branco em f2

Depois disso o Cavalo preto foi capturado pela Torre, contudo o peão preto da coluna ‘e’ bloqueou o Bispo branco no lance seguinte. Então, o jogo findou numa posição de igualdade, diagrama (iv).

Diagrama (iv), depois da troca das Damas

Diante desta posição as brancas trocaram o Bispo por dois peões, depois disso não tinha o que fazer o jogo estava empatado, ratificado em acordo pelos jogadores.

Esta partida mostra como está sendo o match, mesmo com a ausência do melhor jogador do mundo a disputa tem mostrado ao público suas belezas. De uma forma inesperada, quando todo mundo considerava a partida como definida, surgiu um empate de forma impressionante. Assim, como o xadrez deve ser: brilhante. Quanto ao placar, hoje, o match está em 4,5 para o GM Nepo contra 3,5 do GM Ding, ao final da oitava rodada.


Figura 2 - Caricatura dos jogadores do match 2023

Aproveitando a oportunidade, anunciamos que neste ano teremos a Copa do Mundo de Xadrez 2023, na qual o Brasil se fará presente, pois no período de 03 a 09 de outubro de 2022, em Natal, houve a disputa entre Brasil, Bolívia, Equador e Peru, no qual foram conhecidos os vencedores do Zonal 2.4 FIDE-CBX 2022, quando os enxadristas brasileiros conquistaram três vagas, sendo duas no Absoluto e uma no Feminino. O local da competição será em Baku, Azerbaidjão, no período de 29 de julho a 25 de agosto, conforme anúncio no site da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).



Referência

     (1) https://www.chess.com/pt-BR/events/2023-fide-world-chess-championship

(2) https://cbx.org.br/comunicado/3300/brasil-conquista-as-tres-vagas-para-a-copa-do-mundo-de-xadrez-de-2023



Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987