Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

No ano passado, 2022, estava em casa com meus afazeres, quando o telefone tocou, estranhei por ser um telefone de outro Estado, além dos costumeiros Estados, como Ceará e Espirito Santo, onde vivem os manos. Do outro lado da linha, era um amigo, que não via tempos, era André, contemporâneo do curso de especialização em Petróleo, entretanto o telefonema não era sobre trabalho, era sobre xadrez.


Depois de uma conversa amistosa de atualização do histórico dos dias de distância, onde estávamos morando, família, amigos, aposentadoria, situação da empresa; então, veio o convite para jogar num grupo de amigos na plataforma WhatsApp, denominado: Máster de Xadrez, que foi criado no dia 01 de outubro de 2020. Aceitei na hora. Fui incluído no grupo de amigos no dia 25 de setembro de 2022, quando recebi as boas vindas do criador do grupo Cláudio Corrêa, que me enviou o regulamento dos torneios desta modalidade. Logo os outros novos amigos se apresentaram e me deram as boas vindas. Respondi os afagos com seguinte texto: - “Meus caros, obrigado pela acolhida! Vou fazer tudo para acompanhar e no próximo torneio estarei nessa. Abraços a todos!”. Em 27 de setembro, acompanhei a partida do vigésimo Torneio Máster de Xadrez (TMX) entre Fernando Xadrez960 contra o amigo André Kotchetkoff; acompanhei atentamente todos os detalhes, era o último jogo do torneio, a partida começou às 18 horas e foi adiada à meia-noite; e continuou no outro dia, na qual Fernando saiu vencedor e se sagrou campeão da versão 20 do TMX em dois turnos, onde todos jogaram entre si por turno mudando apenas as cores das peças, num total de sete participantes.

Um pouco antes do horário marcado, os amigos registram seus cumprimentos aos contendores, e postam seus tabuleiros, a fim de acompanhar cada movimento transmitido. É um jogo com requintes de presencial, mas exige outros atributos como: atenção na anotação e transmissão dos lances; partidas são prejudicadas e mesmo perdidas em vista da não observância na anotação do lance escolhido. Algumas vezes o celular sugere uma anotação parecida, conforme o histórico de palavras, então quando você clica em enviar, segue outro lance. Algumas vezes é possível a correção, mas existem situações que não dá. Também, a cada lance do adversário o jogador deve transpor para seu tabuleiro, e estudar a posição resultante, para então responder. Até hoje, junho de 2023, o jogo não tem marcação de tempo, que em algumas ocasiões tornam as partidas longas, contudo é muito divertido. Este é um ponto a ser avaliado e melhorado no futuro.

E fui conhecendo as dificuldades na prática, e fiz minha estreia. Não deu nem tempo de avaliar o resultado do jogo anterior, terminou um torneio começou o outro, a vigésima primeira versão do TMX. E no dia 29 de setembro, joguei minha primeira partida nesta nova forma de jogar xadrez, pelo primeiro turno de vigésimo primeiro TMX. Este jogo foi contra André, justamente quem me convidou para o grupo, depois de uma boa disputa o jogo terminou empatado. Depois andei perdendo, além do poderoso oponente, atual campeão, ainda estava caindo nas armadilhas do celular e na falta de costume com esta forma de jogar xadrez. Terminei em terceiro com sete e meio pontos, mesmo número de pontos do segundo colocado. E o campeão foi novamente Fernando. E no torneio seguinte, o de número 22, não participei, devido as cirurgias para correção de catarata, assim encerrei minha participação no grupo de 11 de novembro de 2022, para voltar a jogar 02 de março de 2023.

Paulo, o retorno. Voltei a jogar no vigésimo terceiro torneio TMX. Depois de dez jogos, foram listados a meu favor nove pontos, os quais foram resultados de oito vitórias jogadas; uma vitória pela não presença do oponente e dois empates. Desta forma, logrei o título de Campeão do vigésimo terceiro TMX. Alguns dias depois recebi pelos correios o troféu de campeão deste evento (foto). Meu último feito antes desse, foi o terceiro lugar no Zonal CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) do RN 2018, que foi realizado de 7 a 9 de setembro de 2018, que me deu direito a receber uma bela medalha, e me credenciou para a semifinal do Campeonato Brasileiro Norte-Nordeste em Manaus-AM, isso tudo presencial. Agora recebo um belo troféu, que guardarei com muito carinho.

Para ilustrar minha participação no grupo Máster de Xadrez, selecionei a minha melhor partida em 2022, apresentada no diagrama (2) abaixo.

Partida do 2oT do 21oTMX em 11 de novembro de 2022

Esta forma de jogar xadrez é uma boa ideia, possivelmente, existam outros grupos de amigos, que praticam o esporte do xadrez com lazer. Não conhecia. Tem suas características especiais, pois caso não transmita o movimento pelo celular, não adianta fazer o movimento em seu tabuleiro, o jogo não vai andar e o tempo está passando; ou mesmo, se seu oponente mandou um lance, e desatento, fizeste o movimento dele diferente da anotação em seu tabuleiro, é quase certo que haverá conflito no decorrer do jogo. E pode acarretar em derrota. Vez ou outra cometo estes erros que não são do xadrez, mas erros específicos da modalidade. Isso traz emoção para esta forma de jogar xadrez. Com algumas adaptações as leis do xadrez (1) estão respeitadas nesta forma de jogar, está prevista em quase sua totalidade. Esta pode ser outra discussão.



Observação

 Sobre a pontuação dos lances temos por unidade o “peão”. E quanto o sinal do número: se for positivo significa vantagem do time branco e se for negativo vantagem do time preto. Por exemplo: +0.50, significa que o branco tem vantagem de meio peão nesta posição.


Este diagrama tem como fonte o "chess.com" o qual sou filiado. Espero que tenham curtido a partida. E caso queiram jogar pela internet, temos o site "chess.com", é muito, muito divertido.


 A anotação das peças = português/inglês: Torre (T)/Rook (R); Cavalo (C)/ Knight(N); Bispo (B)/Bishop (B); Dama (D)/Queen(Q); Rei (R)/ King (K); Peão (P)/ Pawn (P).



Referência

(1) https://www.blogger.com/blog/page/edit/8369436904109113332/4098156616132357925

(2) https://www.chess.com


Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

  1. Lindo texto, meu amigo! Um grupo maravilhoso que me acolheu da mesma forma. Espero jogar muito ainda e que você esteja conosco durante o tempo que quiser! Vou continuar treinando que seu jogo está cada vez mais forte! E obrigado pela carinhosa menção! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando, agradeço muito pelas belas palavras! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987