Xadrez – China se destaca nos Campeonatos Mundiais

Depois do feito do Grande Mestre (GM) chinês Ding Liren no último mês de Abril (2023), sagrando-se campeão mundial. Sendo esta a primeira vez, que a China tem um campeão mundial masculino de xadrez na história. O grande país asiático ficou com os campeões mundiais masculino e feminino, coroando a hegemonia chinesa no campeonato mundial, tendo em vista seu protagonismo nos principais campeonatos do mundo. Aproveitamos até para falar um pouco de comunismo, vejamos adiante.


E para completar, a final feminina da FIDE, neste mês de Julho, foi disputado entre duas chinesas, a GM Ju Wenjun, atual campeã (desde 2018), contra a desafiante GM Lei Tinjgie. Este match que foi disputado em duas sedes chinesas: Xangai e Chongquing. Isso mostra que o grande país asiáticos têm apresentado ao mundo uma geração de grandes jogadores. E porque não dizer, que a Ásia tem seus destaques, pois também o país vizinho, a Índia, tem revelado ao mundo uma casta de grandes mestres.

No xadrez feminino o domínio chinês é muito grande, tendo como base as Olimpíada de Xadrez, nas últimas 14 edições dos jogos, a China só não se sagrou campeã em uma ocasião. E voltando ao Campeonato Mundial feminino 2023, a GM Ju Wenjun manteve o título depois de 12 jogos, e foi de virada, nos primeiros seis jogos realizados em Xangai, o placar terminou com a desafiante na frente GM Lei Tinjgie 3,5 a 2,5. E no returno em Chongquing o match terminou com a virada da campeã GM Ju Wenjun em 6,5 a 5,5.

Falando em China, lembre de um fato ocorrido, no último final de semana, quando um velho amigo me fez a seguinte pergunta. “- O comunismo existe, que acha?”. Respondi que, pessoalmente, comunismo no bem da palavra é utopia, pois o ser humano nunca abriu mão de ter seus bens, exceto em casos excepcionais, quando em busca de uma sobrevivência coletiva. Só em erradicar a fome no mundo do século XXI, já seria um ato o mais próximo que a humanidade globalizada chegaria do comunismo. E como está longe.

Nos dias seguintes, resolvi pesquisar um pouco, visto que esta é uma questão muito interessante, pois a palavra comunismo representa uma forma de regime social, onde existiria a propriedade comum de todos bens e uma igual distribuição de riqueza. Analisando a origem da palavra, temos: em Latim a palavra ‘communis’, que seria a junção de ‘com’ e ‘munus’, sabendo que ‘com’ é igual a ‘com’, e que ‘munus’ significa ‘dever, obrigação, favor, benefício’. Que em nosso idioma se lapidou e se aglutinou na simples palavra ‘comum’.

Pensam muitos, e até deixam a entender, que tudo começou pouco antes do século XX. Contudo, a ideia é antiga, bem ao contrário do que dizem alguns. Os fundamentos teóricos do comunismo têm por base as teorias dos sofistas gregos e na obra “A República” de Platão, então na Grécia antiga já se discutia uma sociedade sem classes sociais. Mas, encontraram duros críticos, dentre eles estava Aristóteles.

O comunismo continuou se manifestando em grupos menores e movimentos de cunho religioso, como: no Atos dos Apóstolos cita o desapego à propriedade e prega a partilha dos bens entre os primeiros cristãos; durante a colonização do Paraguai, os Jesuítas formaram grupos, que viviam da partilha dos bens e da produção; o mesmo no caso de Thomas Münzer e anabalistas, em seitas na América do Norte nos séculos XVII e XVIII. Ainda no século XVIII, quando do início do iluminismo, movimento intelectual, surgiram obras que faziam críticas à propriedade privada. No século XIX, quando da Revolução Industrial, ocorreram os abusos do capitalismo e do liberalismo econômico, que impulsionaram um movimento crítico da classe operária. Depois de diversas organizações, este movimento acaba gerando, em 1871, a comuna de Paris, sendo a primeira experiência de revolução trabalhista da história.

Para ter uma ideia da distância dos regimes atuais, ditos comunistas, dos ideais do início. Vamos vê resumidamente os princípios comunistas: - coletivização dos meios de produção, através da gestão de atividades produtivas através de trabalhadores organizados em cooperativas ou sindicatos (sabemos que mesmo nos países comunistas modernos esta prática está sendo flexibilizada com surgimento de muitas empresas privadas); - dividir a produção igualmente entre todos da sociedade (este princípio, também não se aplica ao comunismo moderno de hoje, possivelmente, a divisão possa ocorrer entre a maioria, preservando um grupo privilegiado com acesso a tudo); - a produção deve ser apenas o suficiente para manutenção da sociedade (todas as nações do mundo se preocupam em produzir e exportar, mesmo parte de sua população passando necessidade); - não existência da propriedade privada (mesmo nos países comunistas modernos a propriedade privada esta vigente nas últimas décadas); - Internacionalista, através da abolição do Estado e das fronteiras nacionais (hoje as fronteiras entre os países estão em sua grande maioria consolidadas). E quanto a aversão à Igreja pregada pelos primeiros comunistas, esta foi causada por ser a Igreja grande proprietária de bens e sua ligação com o poder do Estado, envolvida numa capacidade enorme para direcionar a opinião em massa de uma população.

Concluímos que atualmente temos regimes socialistas mesclados com capitalismo, onde as massas, são aliciadas para servir ao Estado, através de um partido único. Onde uma elite dirige o partido com mão de ferro, a fim de não perder o controle totalitário sobre a produção e as propriedades. Onde, surgem a cada dia, milionários que exploram a grande mão de obra disponível e barata deste Estado dominante. Distante dos ideais comunistas do princípio, que não se adequam com o espírito humano de ter, de acumular e de pouco dividir. Concluo ser utopia a existência de uma vida em comunidade, onde todos se ajudam. Ou, mesmo se o mundo formasse um único país federativo com seus Estados (países atuais), ainda assim as diferenças existiriam, impossível, tirar do ser humano o veio da competição, crítica, intolerância etc.

E quanto ao xadrez, diante de políticas públicas de incentivo em massa, quanto mais pessoas jogando, mais encontraremos talentos. E num país populoso como a China o xadrez é perfeito, para encontrar pessoas com talento em meio a multidão. Este é um bom tema para reflexão, até para futuros desdobramentos, enquanto isso vamos jogando xadrez como for possível.

Vamos jogar xadrez.

 

Referência

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Xadrez_de_2023

(2) https://www.significados.com.br/comunismo/

 

Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987