Xadrez, Jogo e vida – Minha Retrospectiva 2023

Quando 2023 começou, eu estava no Ceará precisamente em Fortaleza. Já se tornou tradição, a minha passagem de ano na capital alencarina (terra de José de Alencar). Nas festividades natalinas reservamos uma mesa num restaurante para o encontro em família, e as festividades da passagem de ano vamos para a beira-mar, para sentir o ambiente antes e durante a queima de fogos. Reservamos uma mesa numa das barracas próximas ao Clube Náutico, pouco distante do show da virada. Os problemas para encontrar um ponto de desembarque e um lugar para estacionar o carro fazem parte do ritual antes da chegada do ano novo, muita gente de branco passando a procura de um lugar para ficar. E nós no meio.


Janeiro

Depois das festas de fim de ano sempre damos um jeito para estar no aniversário do mano Marcos Paulo, ou simplesmente Marquim, como é chamado em família. Extraordinariamente as comemorações ocorreram no dia 14, sábado, uma festa brilhante cheia de amigos. Muito boa para manter as conversas em dia e nos divertir. Na oportunidade lembramos do aniversário de morte do saudoso mano Cláudio Batista, que faleceu em 2020, sempre desejando que ele esteja num bom lugar. No dia seguinte a festa, dia 15, retornamos para Natal. Comecei uma bateria de exames, e no dia 23 fui submetido a primeira cirurgia para correção de catarata no olho esquerdo. Neste dia acordei cedo para não perder tempo, tudo estava preparado, olhos cuidados e prontos. A Clínica estava cheia, pensava que fosse só eu, quando fui bem recebido pelos profissionais de saúde, cada um com sua função. Até que a fila foi andando e fui chamado para uma sala reservada, troquei de roupa, juntaram-me a outras quatro pessoas, ficamos conversando dentre as gotas de colírio ministradas por uma enfermeira, e depois de engolir um medicamento comecei a ficar sonolento. A enfermeira me perguntava como estava, até que fui conduzido a uma maca, deitei. Senti apenas que estava saindo da sala, então troquei de roupa, minha esposa me esperava na recepção. Acordei em casa com uma fome de matar. Almocei no meio da tarde ainda de curativo no olho, uma lista de recomendações e pequenos procedimentos para seguir. No dia 31, as comemorações do aniversário de Terezinha foram simples.

Em contato com meu filho foi conversado sobre a possibilidade de eu fazer uma visita aos Canadá ainda este ano.

Fevereiro

Dias de tratamento do pós-operatório, segui todas as recomendações e retornos ao médico. E preparando o caminho para a próxima intervenção.

No dia 23, fiz a cirurgia de remoção da catarata do outro olho, não havia novidade dessa vez estava atento a tudo. Foi tranquilo o procedimento. No dia 28, meu aniversário, foi programada a nossa viagem para Recife, para retirada do Visa Norte-americano. Unimos o útil ao agradável. Resolvemos ir de ônibus, devido aos preços das passagens aéreas estarem nas alturas. Aproveitamos a viagem. Chegamos ao hotel pouco antes do meio dia, resolvemos passear pelas redondezas e almoçar num lugar típico, mas acabamos voltando para o hotel e almoçamos no mesmo. Nesta tarde fomos para o consulado para entrevista e apresentação de documentos, e enfrentar uma fila daquelas, como de costume. Depois fomos aproveitar um pouco da cidade de Recife no marco zero, comemorando meu aniversário. Voltamos cedo para o hotel.

Março

No dia 01, voltamos para Natal.

Voltei ao torneio do grupo Master de Xadrez, no dia 02, para disputar o 23o Torneio Master de Xadrez (TMX). Comecei com vitória, que fase, sabe quando tudo que a gente faz dá certo. Estava deste jeito.

No dia 09, voltamos para capital do Ceará, o bom de estar no Ceará são os encontros com familiares, principalmente, os manos. Como as reuniões de quinta super, quando cada um traz um vinho e depois pedimos pizza, depois de uma discussão escolhemos os sabores das pizzas, e a conversa passa por política, futebol e assuntos do momento dentro e fora da família.

No dia 18, sábado a tarde, fui com o mano Marquim à Arena Castelão para presenciar o jogo entre o Vozão, Ceará Sporting Club, contra o time do Iguatu ganhamos de 2 a 0. Depois da vitória fomos a um restaurante encontrar a família do mano. Apreciamos uma comida típica, música ao vivo, e um ambiente agradável. Fomos a outros jogos neste primeiro semestre.

No dia 20, voltamos para Natal, acompanhados de minha sogra e da cuidadora D. Branca. E os jogos pelo Master de Xadrez tiveram datas reprogramadas.

No dia 31, enviei finalmente o Imposto de Renda.

Abril

Ganhei meu primeiro título no Torneio Master de Xadrez (TMX) no dia 11, e no dia 13 recebi o troféu de campeão do 23o TMX, que foi jogado no período de 27/02 a 11/04.

No dia 23, retornamos à capital alencarina. Preparativos para viagem ao Canadá.

No dia 25, viagem saindo depois do meio dia de Fortaleza rumo ao Canadá, passando por São Paulo. Foi uma aventura, principalmente, na conexão em Nova York, quando perdi o voo devido minha perda de tempo na imigração e procura das malas. Perguntava um e a outro funcionário, onde estava o portão do meu voo. Quando cheguei ao gate indicado, este tinha acabado de fechar. Então, ofereceram-me ir para Chicago, e depois Toronto com um atraso de apenas três horas. Em Chicago foi outra correria e deu certo. Aterrissamos no aeroporto de Toronto às três da tarde. Foi emocionante. Fomos almoçar numa bela lanchonete à beira da estrada. No apartamento do Paulim, eu parecia um Papai Noel distribuindo os presentes no meio da sala. No dia 28, foi o aniversário tão esperado, cantamos parabéns e tudo mais.

No final do mês, dia 30, o Grande Mestre chinês Ding Liren se sagrou campeão Mundial de Xadrez jogando contra o russo GM Ian Nepomniachtchi, este match começou no dia 09, e acompanhei os jogos pela internet sem a estrela do GM Magnus Carlsen (atual campeão que desistiu de jogar a final).

Maio

No dia 06, visitamos os amigos do meu filho na cidade de Niagara Falls, e fomos às cataratas que deram nome a cidade. É um passeio belo e esquecível, vestir as capas vermelhas e entrar no barco e passar por debaixo da neblina de água formada pelas quedas d´água. Quando falaram para mim o nome, recordei que na infância tinha um livro com um texto sobre Niagara Falls, tinha uma foto linda muito marcante e o texto bem escrito fazia as crianças sonharem. O tempo passou e esqueci, nunca tinha imaginado que um dia estaria visitando este local cheio de beleza. Bastou uma palavra sobre o assunto e tudo veio a minha mente, foi emocionante. Encontramos um restaurante rústico com paredes estreladas em forma de disco voador, Flying Saucer Restaurant, frequentado por famílias da cidade, com seus pratos fartos e preços convidativos. Na verdade não está na rota dos restaurantes para turistas.

No xadrez vi a final do campeonato mundial feminino com a vitória da GM Ju Wenjun. O duelo foi disputado entre os dias 03 a 18 de maio, em duas cidades chinesas: Xangai (terra de Ju Wenjun) e Chongging (onde Tan Zhongyi vive).

No dia 23, retornei para o Ceará, Brasil, passando por Miami. Fui para sala VIP do aeroporto de Miami, foi muito confortante e engordativo. Naveguei no celular, visitei o site do chess até não querer mais. No final de tudo, para ir ao meu terminal de embarque tive que pegar um trenzinho. Uma experiência e tanto, curti cada minuto. Meu tempo em São Paulo foi para andar pelas lojas e lanchonetes, antes de vir para Fortaleza.

No dia 26, já no Ceará, fomos ao shopping Rio Mar visitar a exposição de Van Gogh com seus quadros amarelos cheios de vida, viajamos no tempo em meio as gravuras e efeitos especiais que nos transmitem tranquilidade. Depois fomos a loja do Hard Hock Café. Lembrei do Canadá, imagens tão recentes, em Niagara Falls tem um Hard Rock Café gigante. Havia uma promoção na loja do shopping com vendas de participação num novo Resort em Jericoacoara-CE. Ficamos só vendo e petiscando.

Junho

No dia 08, ganhei meu segundo título do Torneio Master de Xadrez (TMX) e no dia 15 recebi o troféu de campeão do 24o TMX, que foi jogado no período de 15/04 a 08/06.

No dia 17, ida para Natal. Devido protesto contra ações da diretoria do Vozão, paramos de presenciar os jogos. Muito difícil suportar administração amadora.

Minha primeira derrota no ano foi no dia 23, para meu amigo Fernando, pelo 25o TMX. Comecei um pouco irritado, não tinha descansado depois do almoço, e quando o jogo começou ao fazer o meu jogo de sempre, logo no segundo lance, fiz um movimento que decretou uma mudança nos planos para esta partida, ao invés da conhecida Defesa Siciliana enveredemos por uma linha de jogo diferente. Depois que fiz o movimento do peão para c5 no meu tabuleiro anotei no whatsApp d5, este movimento caracteriza a Defesa Escandinava, que não faz parte do meu repertório de aberturas. Mas, como o lance errado foi editado e informado, paciência! Tive que corrigir meu tabuleiro. Esta frustração inicial me levou a outros erros e perdia a partida. Também, o meu adversário ficou se sentiu muito confiante, dava para sentir pelos lances certos que fazia. E de minha parte eu estava sofrível, a derrota foi o coroamento de uma série de enganos. Xadrez é muito mental, se você está equilibrado mentalmente, seu jogo está bem! Está instabilidade me levou a outras derrotas nos jogos seguintes.



Julho

No dia 07, terminou o 25o TMX sacramentando minha pior participação nos Torneios Master de Xadrez. Das oito partidas disputadas ganhei cinco e perdi três, assim fiquei em terceiro lugar, neste torneio que foi realizado no período de 10/6 a 07/7. Três derrotas doloridas, das quais duas por erro na edição do lance digitado, e outra por erro de avaliação. Esta última a vantagem do meu oponente era mínima, mas eu estava me sentindo tão mal com aquele ataque sobre meu Rei, que abandonei, e todos do grupo ficaram surpresos.

No dia 17, comecei o 26o TMX mais confiante que nunca. Virei a chave e as derrotas ficaram no passado apenas história do torneio anterior, pois comecei com tudo só vitória.

No dia 24, Ida para capital do Ceará, voltando aos recantos alencarinos. Muita caminhada pela beira-mar e encontro com os manos.

No dia 25, fomos a festa de aniversário de meu sobrinho Davi, momentos de congraçamento em família e entre amigos. Sem preço!

Agosto

No dia 04, aula de xadrez para as crianças e professores no projeto social em Caponga. Fomos informados que o projeto atende 22 crianças, então compramos o mesmo número de jogos completos de xadrez, ali no centro da cidade de Fortaleza, para quando as crianças tiverem aprendido pudessem levar o jogo para suas casas. No dia marcado chegamos pouco antes do meio dia, fomos bem recepcionados naquele lugar muito bonito próximo da praia, a grama verde e os coqueirais formavam um quadro vivo. Almoçamos, aguardamos um tempo, e as crianças foram chegando pelo meio da tarde. Fui até a sede do projeto e tivemos momentos emocionantes ao apresentar o maravilhoso jogo para as crianças. Os professores muito interessados, também tiravam suas dúvidas, por ser ele que deveriam tocar o barco daqui pra frente. Depois da aula, as crianças tinham outras instruções, fomos para o jardim e ficamos conversando bem sentados sob uma brisa muito agradável. Logo vimos as crianças passando para o banho de piscina e depois sentarem junto a uma toalha repleta de frutas e bolachas. As professoras levam alguns para se aprontarem e em seguida voltavam arrumado para junto das frutas. Logo que os pais chegavam o nome era chamado e um a um saiam correndo para casa, a fim de pegar seus pertences, vinham agradecer e seguiam ao encontro dos pais. Belo momento!

No dia 17, retorno para Natal.



Setembro

No dia 01, fui a dermatologista para verificar uma unha que estava doendo muito, há alguns dias tinha levado uma pancada no dedo ao fechar uma caixa de ferramentas. Diagnóstico de presença de fungo, então comecei um tratamento para eliminar esta enfermidade.

No dia 08, voltei para o Fortaleza para encontro de família, agora com a visita do mano Ney a cidade, nossas reuniões estavam melhores. Caminhadas diárias a beira mar, também visitamos velhos amigos de infância. E tivemos uma quinta super muito animada.

No dia 19, ganhei meu terceiro título do Torneio Master de Xadrez (TMX), também neste dia o mano Ney me desafiou para uma partida por correspondência pelo WhatsApp, então combinamos que os lances seriam transmitidos uma vez ao dia, ou, quando fosse melhor para ambos. Aceitei.

No dia 23 recebi o troféu de campeão do 26o TMX, que foi jogado no período de 17/7 a 19/9. Foram 12 partidas de forma invicta, das quais foram 10 vitórias, 2 empates.

No dia 24, solicitei um recesso nos jogos do grupo Master de Xadrez até o ano que vem.

Outubro

No dia 05, viagem à Belém, Sírio de Nazaré. Conseguimos acertar nossa viagem através da Agência Pimentur Viagens e Turismo. Esta agência é muito organizada. Nossa guia nos recebeu no aeroporto em Natal e nos entregou os check-ins, tudo programado. Os passeios foram ótimos. Participamos da procissão fluvial num barco com gente de todo Brasil, no outro dia acompanhamos o Sírio, fomos vê a corda, gente de muita fé, rituais que os católicos precisariam vê pelo menos uma vez na vida, povo acolhedor. Uma festa de fé e cores.

No dia 10, voltamos para Fortaleza. O time de futebol do Vozão, Ceará Sporting Club, não tem mais condição de subir para série A, assim a luta pelo acesso continuará no próximo ano.

No dia 23, ida para Natal.

No dia 30, ganhei o primeiro jogo de xadrez com o mano Ney, no qual joguei de pretas, foram 29 lances de uma Defesa Siciliana.

Novembro

No dia 01, comecei o segundo jogo de xadrez contra o mano Ney, agora estou de brancas.

No dia 11, fomos a Barra de Camaratuba-PB, também, pela Pimentur, coisa de última hora. No dia anterior a viagem, um casal informou que não participaria e por coincidência Terezinha tinha ido até a Agência de Viagens para alguns acertos ainda de nossa viagem anterior. E foi uma correria, já conhecíamos o destino e sabíamos que a Barra é um local muito lindo, muito acolhedor.

No dia 22, fomos pra Fortaleza. A expectiva era grande, porque depois de muito planejamento nosso filho estava para chegar ao Brasil por alguns dias. Muita saudade acumulada, tudo era felicidade.

No dia 25, recebemos o meu filho e minha nora no aeroporto Pinto Martins, muita emoção. Depois de três anos a visita tinha um pacote grande de saudade, assim como fiz, eles vinham com as malas esborrotadas (em português significa: manchadas, borradas; e em cearês significa: cheias) de novidades.

No dia 28, ida para Natal. Os meninos foram visitar os pais da minha nora. O apartamento está vazio de novo.

Dezembro

Visitamos alguns lugares, dos quais destacamos nossa visita à Ponta Negra para passear pela calçada a beira-mar, Praia do Cotovelo para admirar a paisagem e comer alguma coisa regional, espaço Food Truck de Candelária, fomos ao Restaurante Chinês Thin San na Estrada de Ponta Negra. Relembrando bons momentos vividos com amigos.

No dia 05, ida para Fortaleza. Agora era a volta com um ar de despedida, contudo ainda tinham alguns passeios e restaurantes para visitar na capital alencarina. Dei um tempo nos jogos de xadrez pelo site até eles embarcarem.

No dia 08, fomos ao aeroporto Pinto Martins para levar o Paulim e Alexandra, para viagem de retorno ao Canadá. Acompanhamos cada momento.

No dia 10, fomos para Natal. Para retomar a rotina depois da visita tão festejada. Fiz um levantamento nos dados do site e diversos jogos em outras plataformas, observei que a mudança na agenda 2023 tiveram influência direta no desempenho dos jogos disputados neste ano. Conclui que a eliminação do treino diário no sistema Lucas Chess, favoreceu a duras derrotas no site “chess.com”, principalmente, na modalidade Daily (observação a). Que refletiu na queda do meu rating de 2133 para 2024, isso prova que parada nos treinos e estudos diários tiveram um grande reflexo negativo em minha classificação no site durante o ano 2023.

No dia 22, voltamos à Fortaleza, para as festas de natal, ano novo e encontros com amigos e familiares.

No dia 31, fomos à praia do Náutico para vê a queima de fogos no aterro da praia de Iracema durante a passagem de ano.

E quanto ao Xadrez, estava jogando apenas no site do chess, neste o xadrez é todo dia, e também, eu estava licenciado do grupo Master de Xadrez do WhatsApp. Fazendo um resumo de minha participação no site chess(1), neste ano foram 64 partidas, das quais 48 partidas foram pelo Daily (a) sendo 26 do tipo clássico (c) e 22 do tipo xadrez960 (d). No xadrez clássico foram 7 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, enquanto no xadrez960 foram 20 vitórias, 1 empate e 1 derrota. As demais 16 partidas foram pelo Rapid (observação b) sendo 11 partidas jogadas no “live” contra um oponente humano, e outras 5 partidas contra o computador.

No site do “lichess” joguei 13 partidas do tipo Rapid (b) com 10 vitórias, 1 empates e 2 derrotas. No Master de Xadrez foram 38 partidas jogadas em “live” pelo WhatsApp, sendo 31 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, disputadas no período de 27/02 a 19/09. Não fiz um apanhado das partidas que joguei em meu computador pessoal, visto que várias delas não foram gravadas, e faziam parte dos treinos.

Foram jogadas 115 partidas durante o ano de 2023, sendo 77 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Lembro que em 4 oportunidades no Daily pendurei peça entregando o jogo, contudo no geral o saldo foi positivo, contudo poderia ser melhor.

As perspectivas para o novo ano são boas. Então, desejo aos leitores um feliz ano 2024 repleto de realizações!



Observação


  1. Daily - Classificação por tempo, onde o controle de marcação do tempo é por dia (1 a 5 dias) para cada lance, prefiro jogar 3 dias por lance;

  2. Rapid - Classificação por tempo, onde o controle de marcação do tempo é por minuto (1 a 30 minutos) por partida mais acréscimos, geralmente por segundo, prefiro jogar os de 10 minutos por jogo;

  3. Clássico – tabuleiro com as peças por trás dos oito peões dispostas de forma tradicional;

  4. Xadrez960 – tabuleiro com as peças por trás dos oito peões dispostas de forma aleatória.



Referência

(1) https://www.ches.com



Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Xadrez – Cegueira enxadrística.

Xadrez – Campeão do Torneio Máster de Xadrez n-23 jogado por celular

Xadrez – Viagens e a disputa do título mundial de xadrez em 1987