Jogos Olímpicos de Xadrez 2024
Começaram os jogos da 45a Olimpíada de Xadrez da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), que estão sendo realizados na Hungria, no período de 10 a 23 de setembro/2024. Os canais de televisão e rádios abertos no Brasil não informam que está tendo uma Olimpíada de Xadrez, e que nosso grandioso pais está na luta. Não temos perspectivas de medalhas, mas só em vê nossos brasileiros dentre os maiores jogadores do mundo, é uma grande satisfação.
Vejamos a importância deste evento mundial. A cada dois anos temos uma olimpíada de xadrez. Então, este evento bienal, neste ano conta com a participação de 1884 participantes, representando 195 nações oficiais, e estão distribuídos em 183 equipes femininas e 197 equipes da sessão aberta. O local dos enfrentamentos não poderia ser mais belo e apropriado, estão sendo realizados na cidade de Budapeste na Hungria, no Centro de Conferência e Esportes SYMA (SYMA Sports and Conference Center).
Quanto aos nossos heróis. A Confederação Brasileira estipulou critérios para definir os nove representantes, que formam as equipes brasileiras. Desta forma, os jogadores do time brasileiro, são: GM Luís Supi, GM Alexandr Fier, FM Lucas do Valle, IM Diego Di Berardino, GM Renato Quintiliano, MF WIM Juliana Terao, FM WIM Júlia Alboredo, MN Isabelle Tamarozi e MN Clara Dias.
Um pouco de história. Os primeiros jogos Olímpicos de Xadrez foi realizado em Paris em 1924, tratou-se de um experimento, um evento não oficial, sem direito a medalhas como prêmio, contudo estes integraram os jogos mundiais Olímpicos de Verão realizados na França, para isto, os organizadores dos jogos reconheceram o xadrez como esporte. Mas, por se tratarem os jogos de esportistas amadores, definiram que o xadrez deveria seguir o mesmo critério. Assim, criou-se um problema, vista a dificuldade de separar quem realmente era profissional ou amador dentre os jogadores de xadrez. Problema este, que deixou o xadrez de fora das próximas edições dos jogos mundiais. Então, a Federação Internacional de Xadrez deveria ter seus jogos olímpicos em separado. E em 1927, foram realizados os primeiros jogos Olímpicos oficiais de xadrez, e até 1950 foram realizados em intervalos irregulares. A partir deste citado ano, os jogos passaram a ser realizados a cada dois anos. E em 1957, foram realizados os jogos olímpicos de xadrez feminino, que somente em 1976, passaram a ser realizados simultaneamente com os jogos abertos, nos quais o segmento masculino participa.
Voltando ao presente. Estou acompanhando os jogos pela internet, propriamente no youtube, por três canais principais em português. E também, estão disponíveis canais de outras nacionalidades, transmitidos em inglês e espanhol, e também tem em outros idiomas. Entretanto, quanto a estes, nem me arrisco
Bem, este texto foi mais um informativo, a fim de registrar que existe um evento internacional de muita importância acontecendo no mundo.
Referência
www.chess.com – site ao qual sou filiado. (https://www.chess.com/events/2024-fide-chess-olympiad-open).
Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS
Comentários
Postar um comentário