Temos um novo Campeão Mundial de Xadrez 2024!
O período de 25 de Novembro a 15 de Dezembro de 2024 estava reservado para a realização do Campeonato Mundial de Xadrez 2024, FIDE, entretanto nesta quinta-feira, dia 12 de Dezembro, o match acabou. Era a 14a rodada, o jogo tinha um desenho de empate, estava tudo empatado, mas algo aconteceu com o detentor do título, o Grande Mestre (GM) Chinês Ding Liren (32), que de um jogo empatado fez a posição se transformar numa inesperada vitória do desafiante, o GM Indiano Gukesh Dommaraju(18).
Este encontro foi realizado em Singapura. O regulamento do match deste ano teve um controle de tempo na etapa clássica (jogos mais longos) de 120 minutos para cada jogador nos primeiros 40 lances e 30 minutos para o resto da partida, com tempo adicional de 30 segundos por lance a partir do 41.º lance. Esta fase correspondia as 14 partidas iniciais. E se um dos jogadores atingisse uma pontuação de 7½ seria o vencer do título. Caso contrário se houvesse empate após as 14 partidas iniciais, haveriam as partidas de desempate que seriam jogadas em controles de tempo mais rápidos. Entretanto, o campeonato foi decidido na fase inicial.
Desde os últimos dias de Novembro, estava acordando cedo às 5 horas, para acompanhar este campeonato. Ligava o computador e colocava os fones de ouvido sem fio, assim era capaz de preparar meu café da manhã e fazer outras coisas, sem tirar o ouvido da transmissão. Como dizem: “o vovô tá on!” Depois dava uma pausa para a meditação do dia, mergulhando em meia hora de paz; logo em seguida voltava a acompanhar a partida e os comentários, sempre dava um jeito de ir ao computador vê a posição. Entretanto, nos dias de folga dos jogadores o ritmo mudava. O dia era diferente, era outra organização, tinha mais tempo para fazer minhas tarefas. Também, tenho meus jogos no site do chess para cuidar, e carecem de atenção. Reconheço, que nestes dias de mundial tenho relaxado com minhas partidas na Internet.
Passadas 13 rodadas, a disputa estava empatada em 6½ para cada participante. Estava duro aguentar a morosidade, principalmente, nos movimentos iniciais das partidas com os jogadores gastando tempo para lances ditos normais para a posição. Até que veio o final da fase inicial. Como disse o jogo do dia 12 de Dezembro estava, completamente, empatado. Quando chegaram naquela situação de final de jogo, sem emoção, tudo morno; então, não esperei resolvi desligar o computador e me exercitar na academia. Uma hora mais tarde voltei. Pensei: “o jogo deve ter acabado e amanhã tem mais”. Tudo estava normal, agora sem distração fui fazer meus cursos EAD, leitura e almoço. No fim da tarde resolvi voltar ao computador, e tive uma surpresa. Encontrei um vídeo com tanta vibração e referência ao GM Gukesh. “O que aconteceu?” Fui me iterando dos fatos, lembrando que no instante que saí o jogo estava empatado, empatadíssimo. Houve um equívoco do GM Chinês e o título foi tomado pelo GM Indiano. Agora, um menino de 18 anos é o campeão mundial de xadrez mais jovem da história. GM Indiano Gukesh Dommaraju chegou aos 7½ pontos, contra os 6½ do GM Chinês Ding Liren.
Fiquei me sentindo meio assim; lembrando quando a gente vai ao Estádio e o jogo de futebol está assim ou assado, o tempo passando, e a gente resolve ir embora um pouquinho antes do arbitro dar o apito final. E quando vamos manobrando o carro pelas ruas próximas da Arena, o grito dos torcedores vindo da arquibancada anunciando um gol, aconteceu o inesperado. Então você fica pensando que foi por pouco, que perdeu aquela emoção. O fato é que você perdeu esse momento, eram poucos minutos. Fica para a próxima, é isso. As coisas são assim, quando menos se espera algo acontece até num esporte como o xadrez. Se existe o fator humano no processo, há incerteza, qual será o erro? Quando virá o gol, pode ocorrer no último minuto.
Desejamos ao jovem Campeão Mundial toda sorte do mundo, que este traga mais disputas interessantes ao ambiente do xadrez como um todo. Alguns especialistas comentaram, que a cobiça de outros pretendentes ao título será grande, já que apostarão na pouca experiência do novo Campeão. Também, está vindo nos próximos anos uma geração jovem, com certeza muitos desafiantes apareceram nos próximos torneios de candidatos de olho na coroa maior do xadrez mundial. Dito isso. Viva ao Campeão!
E nós estaremos aqui na expectativa de novos acontecimentos.
E para você, feliz natal!
REFERÊNCIA
Mais detalhes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Xadrez_de_2024
Autor: Paulo Sérgio e Silva
\PSS
Comentários
Postar um comentário