Xadrez—Torneio Tata Steel Chess 2025

Estamos registrando a realização do torneio de xadrez, que anualmente abre o calendário enxadrístico. Depois que conquistou o título mundial o indiano campeão mundial GM Dommaraju Gukesh no ano passado, veio para abrilhantar o quadro de participantes deste importante torneio. A versão 2025, foi realizada no período de 17 de Janeiro a 2 de Fevereiro na pequena cidade costeira de Wijk aan Zee, Holanda do Norte nos Países Baixos.


O grupo Máster do torneio terminou a fase regulamentar, 13 rodadas, com dois jovens Grande Mestres indianos. Visto que muita gente nova está se destacando, e neste torneio era visível a participação destes novos talentos. Então, como dito, na disputa do título tivemos dois indianos GM Rameshbabu Praggnanandhaa e o campeão mundial GM Dommaraju Gukesh, ambos de 19 anos. Na fase regular ficaram empatados em 8,5 pontos, no emocionante desempate, o campeão mundial saiu na frente, mas foi superado pelo seu compatriota GM Praggnanandhaa, que venceu o match de desempate por 2 a 1 na modalidade blitz (tempo de 3 minutos para cada jogador).

Vendo as três partida de desempate, sentimos que 3 minutos para cada jogador é realmente uma decisão imprevisível, poderia ter tido outro desfecho, porque se fosse no futebol, seriam uma decisão de penaltis. Foi muito emocionantes.

Lembro do campeonato cearense do ano passado, 2024, que o Ceará Sporting Club, “o querido Vozão”, venceu nos penaltis diante de nosso arquirrival. Coisa de matar um do coração. O time do Fortaleza estava com uma equipe de serie “A”, enquanto o time alvinegro tinha poucas esperanças, devido a última campanha no Campeonato Brasileiro da segunda divisão, sem brilho algum. Tranquei-me no quarto de visita e fui vê o jogo, ali estava eu e televisão, e o coração na mão. O primeiro jogo da decisão tinha sido 1 a 1, empate, e agora um novo jogo e no tempo normal foi 0 a 0. O final de jogo já foi difícil ver. Vez ou outra tinha que levantar e dar um volta pela cozinha, beber água ou coisa assim. E na hora do desempate, penalidade máxima, não suportei ficar e encarar as últimas batidas. O coração quase para. Como disse, na decisão de penaltis, tudo pode acontecer. E aconteceu, quando menos se esperava, veio um título tão importante, que levantou o time para o acesso à elite do futebol brasileiro neste mesmo ano. Emoção pura!

Guardando as proporções, assim foi a final do Torneio de Xadrez Tata Steel 2025. Fiquei só imaginando quem estava torcendo para cada um deles, devia estar com o coração na mão. Sorte minha que fiquei só vendo, quem seria campeão de xadrez, sem nenhuma paixão.


Observação


Caso queira vê os detalhes do desempate. Recomendamos que visite o vídeo do Rafael, youtube, “GRANDE FINAL do Tata Steel 2025! Gukesh x Pragg” (em vista dos direitos informados pelo blogger não editamos o link).




Referência

1www.chess.comsite ao qual sou filiado.


2https://www.chess.com/news/view/praggnanandhaa-wins-2025-tata-steel-chess.


3https://en.wikipedia.org/wiki/Tata_Steel_Chess_Tournament.




Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegada de Jonas, o neto tão esperado

Relógio de xadrez registrando o tempo

Xadrez – Porque as brancas começam jogando?