Campeonato Mundial de Xadrez Feminino 2025

A hegemonia do xadrez mundial mudou de hemisfério, saiu do Norte para se estabelecer no Sul. A China nestes dias está novamente nos holofotes do mundo enxadrístico, devido a disputa pelo título mundial de xadrez feminino. Assim, o Campeonato Mundial de Xadrez Feminino da FIDE deste ano, está sendo realizado no período de 03 a 21 de Abril. Esta batalha começa com uma série de 12 partidas entre a atual campeã, Ju Wenjun, e a desafiante Tan Zhongyi. Em caso de empate, haverá partidas rápidas de desempate. A premiação total é de 500.000, com a vencedora ficando com 60% se ganhar a disputa no Xadrez Clássico (12 partidas iniciais), mas se ganhar no desempate este prêmio será de 55% do montante da premiação.


As partidas serão realizadas em duas cidades chinesas: Xangai e Chongqing. Desde 2010, que o Campeonato de Xadrez Mundial feminino está sendo dominado pela China. O encontro destas duas mestras chinesas está sendo considerada como uma revanche.

Só para esclarece, que as partidas clássicas estão sendo disputadas conforme cadência de 90 minutos para os primeiros 40 lances; depois disso, no lance 41 são adicionados 30 minutos para cada jogador. Acabado este tempo adicional, tem-se 30 segundos por lance até o desfecho final.

Praticamente, ambas têm a mesma idade Ju Wenjun (31 de Janeiro de 1991) e Tan Zhongyi (29 de Maio de 1991), e estão disputando o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez de 2025. Como têm a mesma nacionalidade, este fato deixa a disputa entre as duas ainda mais interessante, pois ambas são jogadoras com uma longa experiência, com um enorme histórico de sucesso. A rivalidade e o alto nível de habilidade que ambas demonstram prometem tornar o campeonato de 2025 uma competição muito emocionante. Também, observa-se que, ao longo dos anos, elas evoluíram juntas no xadrez feminino, com muitos confrontos diretos e uma história compartilhada de conquistas no cenário internacional.

Destacamos que a China tem uma longa tradição de sucesso no Campeonato Mundial Feminino de Xadrez. Desde 1991, várias xadrezistas chinesas conquistaram o título mundial, incluindo Xie Jun, Zhu Chen, Xu Yuhua, Hou Yifan, Tan Zhongyi e Ju Wenjun. Em particular, a mestra chinesa Ju Wenjun venceu o título em 2018 e o defendeu com sucesso em 2020 e 2023. Lembramos, que independente do resultado, o título permanecerá na China.

Lembram da copa do mundo de futebol disputada na Coreia e Japão, com jogos na madrugada, difícil, bem difícil para acompanhar as partidas em tempo real. Assim, está sendo este campeonato mundial de xadrez, quando os trabalhos de transmissão e comentários são abertos em torno das 22 ou 23:00 horas (horário de Brasília), muita gente está se preparando para dormir. E como o tempo médio de transmissão dos jogos tem uma duração de 5 horas, fica difícil acompanhar em tempo real o jogo na íntegra. Sorte, que hoje temos a Internet com seus vídeos gravados, para que seja possível acompanhá-los quando possível.




Referência

1www.chess.comsite ao qual sou filiado. Ele tem notícias sobre todos os eventos mundiais de xadrez.




Autor: Paulo Sérgio e Silva

\PSS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegada de Jonas, o neto tão esperado

Relógio de xadrez registrando o tempo

Xadrez – Porque as brancas começam jogando?